Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

lebre
favoritos

Designação dos mamíferos roedores da família dos Leporídeos de que são conhecidas numerosas espécies e subespécies distribuídas pela Europa, África, Ásia e América. Duas espécies, a lebre-alpina (Lepus timidus) e a lebre-castanha (Lepus europaeus), estão conjuntamente com as subespécies, registadas na fauna europeia.
A primeira espécie encontra-se entre os Alpes e a Escandinávia, e de inverno tem a pelagem branca, exceto na extremidade das orelhas que é negra. A segunda espécie distribui-se desde a Península Ibérica e Ilhas Britânicas pelo resto da Europa até à Ásia ocidental. A cor da lebre castanha é acinzentada no inverno

A lebre, que ao contrário do que se poderia pensar não é aparentada com o coelho, distingue-se deste pelo facto de não construir tocas, procurando abrigo entre a vegetação ou em pequenas depressões do terreno. Possui, também, uns pavilhões auditivos muito mais desenvolvidos. A lebre europeia tem um comprimento que oscila entre os 48 e os 70 centímetros, é um pouco maior que o coelho.
O período de gestação da lebre é mais prolongado que o do coelho que é de 28 dias. Os nascituros da lebre nascem mais amadurecidos, com os olhos abertos e perfeitamente formados. O período de gestação da lebre é 42 dias nascendo uma a três crias. A lebre dá à luz 3 a 4 vezes por ano.

A lebre é um animal com atividade vespertina e noturna. Tem uma alimentação exclusivamente fitófaga: ervas, frutos, bagas silvestres e sementes de cereais.
Todas as espécies de lebres, mais de uma dúzia, a maioria africanas e asiáticas, apresentam um aspeto muito semelhante.

Lebre, mamífero roedor da família dos Leporídeos
A lebre é um roedor
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
lebre na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$lebre [visualizado em 2025-07-09 07:38:21].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix