MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Lemnáceas
favoritos

Família de monocotiledóneas, também designada de Aráceas (Araceae), que se distribuem por cerca de seis géneros e cerca de 40 espécies. São plantas herbáceas bastante pequenas e rudimentares.
As Lemnáceas (Lemnaceae) distribuem-se pelas regiões temperadas a tropicais.
As plantas desta família são monoicas, aquáticas, flutuantes ou submersas, anuais, sem caule completamente diferenciado, sem folhas ou com folhas rudimentares, reduzidas a frondes foliáceas, lenticulares ou globosas, com raízes simples ou nulas.
Lentilhas de água ou nadabau num poço
As flores são unissexuais, dispostas em inflorescências muito pequenas, com uma flor masculina, com um a dois estames, e uma ou duas flores femininas, com um ovário. O perianto está ausente. O ovário é unilocular, com um ou vários óvulos.
O fruto é seco, utricular. É indeiscente ou deiscente transversalmente.
Exemplos de Lemnáceas são a lentilha-de-água-maior (Lemna gibba), também designada patinha-de-água, erva-pata-do-arroz ou nadabau, planta flutuante com fronde de 2 a 5 mm, provida de uma só raiz e frutos com quatro a seis sementes e margem lobado-alada, e a Lentilha-de-água-menor (Lemna minor), também conhecida por apenas lentilha-de-água, planta flutuante com fronde geralmente de 1,5 a 4 mm, provida de uma só raiz. O fruto é monospérmico com margem inteira.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Lemnáceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-23 08:53:42]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes