Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

lobo
favoritos

Designação de animais mamíferos, carnívoros da família dos Canídeos, espécie Canis lupus, representado em Portugal pela subespécie Canis lupus signatus. Embora já tivesse sido uma espécie distribuída por toda a Europa, atualmente encontra-se na Escandinávia e nas serras do Sul da Europa. É um animal robusto com um comprimento, incluindo a cauda de 45 centímetros, de cerca de 145 centímetros e tem uma altura de 85 centímetros medida no garrote. A pelagem é de cor variável, indo desde o acinzentado ao negro passando pelo pardo-acinzentado. A zona pilosa do maxilar inferior e da garganta é geralmente mais clara. A cauda apresenta a ponta sempre negra.
A sua atividade é crepuscular e noturna e fora da época da reprodução caça e vive em alcateias de cinco a oito indivíduos, onde predomina uma hierarquização muito bem definida, em que cada sabe o lugar que ocupa. Alimenta-se de mamíferos em geral de tamanho médio ou grande, sobretudo ungulados.
A época do acasalamento é de dezembro a março e o período de gestação é de dez semanas e origina 4 a 6 crias. Os recém-nascidos são cegos e surdos e com pelagem pardo-acinzentada.
O lobo (Canis lupus) é um predador eficaz com uma grande área de distribuição a comprovar a sua excelente capacidade de adaptação
Os especialistas reconhecem quatro subespécies fundamentais: os lobos-cinzentos, lobos-pardos, lobos-brancos e lobos-vermelhos. Os lobos-cinzentos vivem no continente norte-americano, os lobos-pardos distribuem-se desde a Península Ibérica até às Ilhas Curilhas, no norte do Japão, os lobos-brancos são próprios das regiões árticas e os lobos-vermelhos encontram-se nas regiões meridionais dos continentes asiático e americano.
O lobo é o antepassado dos cães domésticos, mantendo-se nos cães algumas das formas de conduta originais, como o uivar, que na maioria dos casos se transforma em latir.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – lobo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-03-02 09:10:13]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto