Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Marsileáceas
favoritos

Família de plantas heterospóricas que se distribui por três géneros e cerca de 76 espécies. As plantas desta família são pequenas, anfíbias ou aquáticas, rizomatosas.
As Marsileáceas (Marsileaceae) são cosmopolitas, encontrando-se em regiões temperadas e tropicais.
Os caules das plantas desta família são delgados, aéreos ou subterrâneos, com raízes curtas ou longas.
As folhas são alternas, dísticas, filiformes ou divididas em dois ou quatro folíolos, com pecíolos compridos.
Os esporocarpos são pétreos, consistentes, solitários, localizados nas axilas das folhas ou com posição terminal, inseridos nos pecíolos, glabros ou com pelos castanhos, providos ou não de pedúnculos. O esporocarpo contém, pelo menos, dois soros, cada um dos quais com microsporângios e macrosporângios.
O microsporângio produz numerosos micrósporos, enquanto que o macrosporângio inclui um só macrósporo. A germinação dos esporos ocorre após a rutura do esporocarpo, o qual pode permanecer viável por mais de cem anos. A geração gametófita é quase totalmente dependente da esporófita, permanecendo os gametófitos no interior dos esporos. O masculino é constituído por um número reduzido de células e o feminino é multicelular, com um arquegónio simples.
As espécies existentes em Portugal são a Marsilea quadrifolia (trevo-de-quatro-folhas), nas bacias dos rios Douro e Vouga, a Marsilea strigosa, do sudeste e Baixo Alentejo, espécie muito rara, a Marsilea azorica (trevo-de-quatro-folhas-dos-Açores), dos Açores, e a Marsilea batardae (trevo-de-quatro-folhas-peludo), no Centro de Portugal.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Marsileáceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-11 00:54:01]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez