As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

Maurice Halbwachs
favoritos

Sociólogo e matemático francês, nascido em 1877 e falecido em 1945, aluno de Émile Durkheim, foi professor em Caen, Estrasburgo e Paris. Estudou os problemas do nível de vida e da evolução das necessidades sociais. Segundo Halbwachs, existiriam tantas formas de viver e de se relacionar com os bens materiais quantos os grupos sociais. Estes teriam uma "memória coletiva" que asseguraria a conservação desses modos de viver. Esta memória não impediria, contudo, que as mudanças ocorressem nos grupos face aos contextos económico-sociais.
A sua conceção de memória social e a reflexão que produziu sobre o suicídio (relacionada com a solidão social) são exemplos da relação que estabeleceu entre psicologia e sociologia. De entre as suas obras pode-se destacar: La mémoire collective, Les causes du suicide e L'evolution des besoins dans les classes ouvrières. Morreu no campo de concentração de Buchenwald.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Maurice Halbwachs na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-20 18:22:00]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron