Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

metro (m)
favoritos

O metro, cujo símbolo é m, consiste na unidade da grandeza física comprimento do sistema internacional de unidades (SI), equivalente à distância produzida por um raio de luz durante uma fração de segundo expressa pelo quociente 1/2,99792458 x 108 segundos.

Esta definição, adotada pela XI Conferência Geral de Pesos e Medidas em outubro de 1983, substitui a definição de 1967 baseada na lâmpada de krípton, isto é, 1650763,73 comprimentos de onda, no vácuo, da radiação correspondente à transição entre os níveis 2p e 5d do átomo de krípton (86 Kr). Esta definição (1958) substituiu a antiga definição do metro baseada na barra de platina iridiada do comprimento padrão. Esta barra encontra-se conservada no Instituto Internacional de Pesos e Medidas de Sèvres (perto de Paris), medida à temperatura de 0 ºC.

Quando o sistema métrico foi introduzido em França em 1791, o metro pretendia ser a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre que passa por Paris. Contudo, a inicial descrição geodésica provou a impraticabilidade de um tal padrão, e foi construída em 1793 a barra original de platina, o mètre des archives.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – metro (m) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-27 03:37:21]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto