Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Michelangelo Pistoletto
favoritos

Artista italiano, Michelangelo Olivero Pistoletto nasceu em 1933, em Biella.

Após um período de auto-formação na área da pintura, em grande parte possibilitado pela colaboração com o seu pai no restauro de pinturas (atividade que desenvolve entre 1947 e 1958), iniciou a sua própria produção artística. Uma das primeiras obras que executou é a pintura "Homem em Sofá", datada de 1958, que revela desde logo a sua obsessão pela imagem do homem.

Na década de 60, por influência do movimento do Nouveau Réalisme (novo realismo), fez quadros em chapa de aço polido, sobre a qual colou imagens de figuras humanas (geralmente fotografias de pessoas em tamanho real). Nestes trabalhos, a chapa de aço funciona como superfície refletora onde o espectador se pode observar enquanto parte integrante da composição.
Um dos exemplos mais significativos destes trabalhos com espelhos é a peça "Autorretrato", datada de 1962.

Desde 1967, Pistoletto encontra-se ligado a um dos grupos mais dinâmicos do movimento da Arte Povera. O artista aborda uma vasta gama de meios de expressão como a escultura, a pintura, a instalação e a performance. Estas performances (algumas das quais apresentadas em espaços urbanos) permitem-lhe desenvolver o tema da relação entre o artista, o público e a obra de arte, já experimentado nos trabalhos com chapa refletora.

No âmbito do grupo da Arte Povera, experimentou uma grande quantidade de materiais. Exemplo paradigmático desta fase é a escultura-instalação "Venus of the Rags", realizada em 1967, na qual o artista usa uma estátua clássica de Vénus voltada para um monte de roupa, contrastando materiais pobres e banais com a estátua em mármore.

A partir de 1975, Pistoletto recorreu a algumas soluções estéticas e formais já testadas anteriormente, como o uso de espelhos através do qual aborda questões como a reflexão e a perceção dupla. Durante a década de 80, retomando a experiência da peça "Venus of the Rags", produziu um conjunto de esculturas em que mistura materiais pobres e partes de estátuas antigas.

Pistoletto desenvolveu também atividade letiva, ensinando na Akademie der Bildenden Künst de Viena.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Michelangelo Pistoletto na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-25 07:36:10]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes