Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

micróbio
favoritos

Um micróbio, também designado por microrganismo, consiste num organismo celular de dimensões microscópicas. Segundo a sua estrutura celular, diferenciam-se em algas, fungos, protozoários, que possuem um núcleo definido, e em bactérias e algas azuis, que só possuem carioplasma. Por vezes incluem-se também os vírus, se bem que não possuam estrutura celular.
Uma característica comum a todos eles é a escassa diferenciação estrutural, embora possuam uma grande capacidade de reação química.
Os microrganismos abundam no solo, na água e no ar e estão também presentes em biótipos em que reinam condições extremas (camadas altas da atmosfera, fontes termais, gelos polares, entre outros). Dado que se multiplicam com grande rapidez, são de fácil manipulação e possuem um metabolismo muito adaptável, constituindo material de ensaio preferencial em bioquímica e genética.
Algumas bactérias são micróbios que provocam graves doenças no homem
Grande número deles são saprófitos e decompõem a matéria orgânica (mineralização), daí a sua importância para a circulação dos princípios ativos da Natureza. Muitos outros são agentes causais de doenças no homem, nos animais e nas plantas.
A microbiologia é a ciência que se dedica ao estudo dos microrganismos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – micróbio na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-25 04:01:33]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes