Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

microbiologia
favoritos

A microbiologia é a ciência que estuda os processos biológicos que ocorrem nos seres de tamanho microscópico. O desenvolvimento do microscópio composto, utilizado efetivamente pela primeira vez por Galileu Galilei em 1610, colocou nas mãos dos naturalistas um poderoso instrumento para estudar o mundo dos seres vivos a um nível insuspeitado.
O cientista holandês Antonie van Leeuwenhoek foi o primeiro a utilizar o microscópio em observações biológicas. A microbiologia, fundada por Louis Pasteur no século XIX, principiou por ser uma ciência utilizada no estudo dos efeitos nocivos provocados por microrganismos e dos meios para os combater. Passou depois a ocupar-se do isolamento, cultura e classificação dos microrganismos. Finalmente, preocupou-se com o estudo anatómico e fisiológico desses organismos, o que abriu caminho ao desenvolvimento da genética e da biologia molecular.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – microbiologia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-19 00:41:58]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe