Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

nestoríneos
favoritos

Subfamília de aves, da família dos Psitacídeos e ordem dos psitaciformes, constituída por duas espécies do género Nestor, que só se encontram na Nova Zelândia, ocupando as selvas virgens. As adaptações do Kea (Nestor notabilis) e do Kaka (Nestor meridionalis) são surpreendentes. Com o decorrer dos tempos, as asas dos Keas foram-se arredondando até adquirirem a silhueta das de uma águia-de-asa-redonda. O kea, juntamente com o seu parente, o Kaka são robustos Psitacídeos de cores sóbrias. Embora sejam omnívoros, os Keas comem, além de cadáveres, rebentos tenros das plantas, frutos e néctar das flores que sugam com a língua que possui cerdas adequadas à recolha do néctar. O Kaka não desenvolveu hábitos carnívoros, sendo fitófaga.
O comprimento total destas aves é de 44 a 48 centímetros e nidifica nas fendas das rochas ou entre penhascos. A postura é de 2 a 4 ovos e a incubação dura cerca de 29 dias.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – nestoríneos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-11 12:16:22]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro