Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Noddy
favoritos

Personagem criada pela escritora inglesa Enid Blyton em 1949 para o livro infanto-juvenil Noddy Goes to Toyland, Noddy (expressão inglesa que significa alguém que diz sempre que sim com a cabeça) é um rapaz muito prestável e por vezes ingénuo que vive na Cidade dos Brinquedos, usando um inconfundível barrete azul com um guizo na ponta. O seu melhor amigo é o elfo barbudo Orelhas e a sua melhor amiga é a ursa Teresa. Outras personagens importantes nas suas histórias são: o senhor Lei (o polícia da cidade), a irrequieta macaca Marta, o elefante senhor Jumbo (também conhecido por senhor Volumoso), a boneca Dina (vendedora ambulante), a Rosa (uma elegante gata que é dona da geladaria local), o senhor Faísca (gerente da oficina), o cão Turbulento e os duendes Mafarrico e Sonso (os únicos vilões de serviço), o urso Rechonchudo, o Rato-de-corda e os Xadrezinhos.

Na televisão, Noddy surgiu inicialmente em 1955 com uma série a preto e branco de marionetas (The Adventures of Noddy) que passou no canal inglês ITV, um dos primeiros programas infantis da história da televisão. Seguiu-se uma série de bonecos animados em 1975. Em 1992, surgiu uma nova série de grande sucesso exibida na BBC - Noddy's Toyland Adventures - com 52 episódios de 10 minutos cada, novamente em bonecos animados. Depois surgiu Noddy in Toyland, uma série constituída por 57 episódios de 30 minutos produzida pela BBC e pela Chorion, empresa que comprou todos os direitos sobre a personagem. Finalmente, em 2001, foi produzida por Paul Sabella e Jonathan Dern uma sumptuosa série em animação 3D intitulada Make Way For Noddy (Abram Alas Para o Noddy), o primeiro programa clássico infantil gerado em CGI (computer generated imaging). Produção ambiciosa de mais de 100 episódios com a duração de cerca de 10 minutos, a série deslumbra pelo visual de cores e formas altamente apelativas para crianças entre os 3 e os 6 anos.

A maior parte dos episódios lidam com um problema específico que acaba por ser resolvido no final, encerrando lições sobre como tratar os outros e ensinando a pensar sobre as possíveis consequências dos nossos atos. Sucesso gigantesco em inúmeros países como o Reino Unido, França, Austrália ou Portugal, a série é apenas parte de um conjunto muito diversificado de produtos que usam a imagem de Noddy: livros, jogos de computador, bonecos, artigos escolares, etc.

Capa do jogo de computador "Noddy, a festa na cidade dos brinquedos"
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Noddy na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-08 05:50:01]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais