As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

O Sabor da Vida
favoritos

"Narrativa densa de significado psicológico e social que nos transmite, de forma subtil e simultaneamente poderosa, as vivências, perplexidades de uma jovem que assiste à descoberta de um mundo [...] com o qual está em desencontro mas no qual, destruída e reconstruída incessantemente, terá de integrar-se, salvaguardando-se o mais possível de mutilações." (cf. nota introdutória sobre a autora, incluída em O Sabor da Vida).
Romance que tem por tema a transição entre a adolescência e a vida adulta, vista a partir da consciência de uma jovem, Isabel, que se compreende mais complexa que os outros, que não consegue adequar-se a nenhum padrão. A inquietação e o inconformismo nascem da rutura entre a protagonista e uma sociedade burguesa, de que se sente diferente e de que se distancia pela observação irónica, mas com a qual terá de conviver em constante desgaste psicológico: ironicamente o título remete para um sabor (amargo) da vida enquanto vida não saboreada, não-vivida: "Dentro de mim está o enigma da vida que ansiosa e metodicamente busquei.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – O Sabor da Vida na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-20 12:21:27]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron