Otto Steinert
Fotógrafo alemão, Otto Steinert nasceu em 1915, em Sarbruque, e morreu em 1978, em Essen. Foi um autodidata no âmbito da fotografia.
Entre 1934 e 1939 estudou Medicina nas universidades de Munique, Marburgo, Rostock, Heidelberg e Berlim. Foi por esta altura que começou a interessar-se pela fotografia. Adquiriu conhecimentos de fotografia de forma autodidata, tendo conseguido juntar algum dinheiro enquanto estudava com a venda de algumas fotografias.
Foi médico no exército durante a Segunda Guerra Mundial. De regresso a casa, reuniu-se com o diretor do Colégio de Artes de Saarbruecken, com vista à obtenção de um certificado que estabelecesse a sua fotografia como arte, de forma a que pudesse concorrer com o grupo de fotógrafos profissionais da localidade. Deste encontro resultou algo totalmente inesperado: o diretor ofereceu-lhe emprego como professor de uma nova disciplina - Fotografia, chegando a diretor deste estabelecimento em 1952.
Steinert encarava a fotografia como uma autorreflexão criativa, em que a realidade apresentada perde o seu significado original e se transforma numa forma metafórica.
Foi um dos fundadores do grupo Fotoform, cuja primeira manifestação, em 1950, chocou violentamente o meio académico fotográfico alemão. Em 1951 organizou a primeira de três exposições sob o título de "Subjektive Fotografie" (fotografia subjetiva), que explorava as potencialidades criativas e técnicas da fotografia, tal como as longas exposições, as imagens desfocadas, entre várias outras. Em 1954 organizou a segunda exposição desta série e, em 1958, a terceira e última.
Tornou-se no mais influente professor de fotografia na Alemanha. Tinha uma especial preferência pela fotografia a preto e branco e desenvolveu um estilo fotográfico muito marcado, caracterizado pelo rigor da forma e pelo aumento do contraste até ao extremo.
A partir de 1959 foi professor na Folkwang-Schule, de Essen, que formou muitos fotógrafos que viriam a destacar-se nas gerações seguintes como Armo Jansen, Heinrich Riebesehl, Pierre Carolier, Jugen Heinemann e François Saur.
Em 1965 tornou-se membro de honra da Sociedade de Fotografia Alemã.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Otto Steinert na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-15 13:26:01]. Disponível em
Outros artigos
-
PierreCapital do Dacota do Sul, estado membro dos Estados Unidos da América. Situada nas margens do rio Mi...
-
AméricaDesignação que abrange a América Central, a América do Sul e a América do Norte. Tida, por muitos au...
-
ÁsiaÉ o maior continente, com uma área de 44 614 000 km2, que corresponde a 30% da superfície continenta...
-
AlemanhaGeografia País da Europa Central. Estendendo-se dos Alpes, a sul, até ao litoral do mar do Norte e d...
-
fotografia subjetivaEm 1950, o fotógrafo Otto Steinert fundou na Alemanha o grupo Fotoform, considerado o primeiro movim...
-
Segunda Guerra MundialA Segunda Guerra Mundial foi gerada a partir dos erros e imperfeições do Tratado de Versalhes, pelos...
-
BerlimAspetos Geográficos A capital da Alemanha unificada fica situada na grande planície central do Norte...
-
MuniqueCidade da Alemanha. Capital do estado da Baviera, é a terceira maior cidade alemã, com uma população...
-
Harold EdgertonFotógrafo norte-americano, nascido em 1903 e falecido em 1990, que estudou na Universidade de Nebras
-
Edward SteichenFotógrafo, Eduard Jean Steichen nasceu em 1879 no Luxemburgo. A família foi para os Estados Unidos e
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – Otto Steinert na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-15 13:26:01]. Disponível em