Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Ploceídeos
favoritos

Família de aves, da subordem das oscines e da ordem dos passeriformes, constituída por 132 espécies de que fazem parte os tecelões, viuvinhas, e pardais. Encontram-se distribuídos pela Europa, Ásia e África, formando muitas vezes grandes colónias.

O pardal (Passer domestius) mede cerca de 15 centímetros e é originário da Europa, Ásia e África e foi introduzido na América do Norte e na Austrália onde se transformou numa praga. Alimentam-se de sementes e insetos.

Os tecelões são do género Quelea do tamanho de um pardal, espalhados por toda a África oriental formando bandos muito numerosos que podem ser prejudiciais para as culturas cerelíferas.
O seu comprimento total está compreendido entre os 13 e 14 centímetros. A sua cor é pardacenta e em tons esbatidos. A fronte e a garganta dos machos são escuras formando um pequeno babeiro e as fêmeas não apresentam este babeiro (dimorfismo sexual).

As viuvinhas são aves pequenas, pouco maiores que um pardal. Não constroem ninhos, realizando a postura nos ninhos de outras aves que se encarregam de lhes incubar os ovos. Os machos realizam vistosas paradas nupciais como a viúva-do-paraiso (Steganura paradisea), em que o macho se destaca da fêmea principalmente pelo tamanho e aspeto da cauda.
Uma subfamília deste importante grupo de aves é a dos videríneos ou verdadeiras viúvas.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Ploceídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-24 16:11:13]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto