Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

preparação de dióxido de carbono
favoritos

A formação de dióxido de carbono (CO2) ocorre segundo uma reação em que há decomposição de uma substância por ação do calor. A esta reação chama-se termólise.
A termólise do bicarbonato de sódio (pó branco) origina como produtos de reação o carbonato de sódio, água e o dióxido de carbono.
Esta reação pode ser feita em laboratório com equipamento muito simples.
Para se obter dióxido de carbono em laboratório pode realizar-se uma experiência muito simples e que envolve o seguinte material: suporte universal com garra, lamparina de aquecimento ou bico de bunsen, tubo de ensaio com rolha, tubo de vidro e gobelé.
Começa-se por introduzir no tubo de ensaio um pequena porção de bicarbonato de sódio. Cobre-se o tubo de ensaio com uma rolha atravessada por um tubo de vidro. Mergulha-se a extremidade desse tubo em água de cal e aquece-se o bicarbonato de sódio à chama da lamparina.
Passado alguns instantes nota-se que um gás borbulha na água de cal, provocando a sua turvação. Este gás é o dióxido de carbono.
Verifica-se também que no tubo de ensaio surge o aparecimento de gotículas de um líquido. Trata-se do sulfato de cobre anidro e água e ainda o aparecimento de um sólido branco ligeiramente mais escuro que o inicial. É o carbonato de sódio.
Da decomposição do bicarbonato de sódio pelo calor resulta a formação de carbonato de sódio, água e dióxido de carbono.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
preparação de dióxido de carbono na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$preparacao-de-dioxido-de-carbono [visualizado em 2025-06-14 05:26:41].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac