Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Quénia
favoritos

Geografia
País da África Oriental. Situado a sul do chamado Corno de África, é banhado pelo oceano Índico, a sudeste, e faz fronteira com a Etiópia, a norte, a Somália, a leste, a Tanzânia, a sul, o Uganda, a oeste, e o Sudão, a noroeste. Abrange uma área de 582 650 km2. As principais cidades são Nairobi, a capital, com 2 504 400 habitantes (2004), Mombaça (777 100 hab.), Nakuru (256 300 hab.), Kisumu (227 100 hab.) e Machakos (33 800 hab.).
Na metade ocidental do Quénia existem vários lagos de elevada altitude, cuja formação está relacionada com a atividade tectónica da região.
Sob o ponto de vista do relevo, destaca-se a região sudoeste, de elevados planaltos, no qual se encontram vários montes de origem vulcânica, como o monte Quénia (com uma altitude de 5199 metros). Este planalto prolonga-se para outros países vizinhos, como a Tanzânia, cujo cume vulcânico mais conhecido é o monte Quilimanjaro (o ponto mais alto de África, com 5895 metros), situado na fronteira com o Quénia.

Clima
O clima dominante é tropical. Na costa, apresenta-se com características de tropical húmido, ao passo que no Norte é nitidamente tropical seco. As regiões mais elevadas apresentam um clima tropical de altitude, em que as temperaturas são bastante mais moderadas.

Economia
O Quénia não é um país rico em minerais. A base da economia é a agricultura, apesar de só 4% da terra ser arável. O chá é o principal produto de exportação, tendo a área cultivada aumentado bastante entre 1991 e 1995. Embora com uma produção muito inferior à do chá, o café surge imediatamente a seguir. Contudo, é o turismo a principal fonte de divisas do país. Foram criados vários parques naturais, cujas receitas têm vindo a aumentar e a ser partilhadas com a população local que, deste modo, colabora na manutenção deste recurso. A caça furtiva é um dos problemas a resolver dentro dos parques naturais cuja grande atração turística consiste na realização de safaris para observar e fotografar leões, leopardos, elefantes, búfalos, gazelas, crocodilos, cães selvagens e muitas outras espécies. A maior unidade fabril do país é a refinaria de petróleo em Mombaça, o porto mais importante da África Oriental. Os principais parceiros comerciais do Quénia são o Reino Unido, a Alemanha, os Emirados Árabes Unidos e o Japão.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 0,3.

População
A população é de 34 707 817 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 58,06 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 39,72‰ e 14,02‰. A esperança média de vida é de 48,93 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,489 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,488 (2001).
Há mais de 30 grupos étnicos que se distinguem entre si pela língua e pela cultura. As tensões tribais desde sempre ameaçaram provocar divisões profundas no seio do país. Os grupos mais numerosos são os Quicuio (18%), os Luhya (12%), os Luo (11%), os Kalenjin (10%) e os Kamba (10%). As religiões mais representativas são o catolicismo (27%), o protestantismo (19%) e as crenças tradicionais (19%). São falados dialetos pertencentes a vários grupos de línguas, mas o swahili e o inglês são as línguas oficiais.

História

 

Este país africano é inteiramente uma criação colonial, primeiro sob o controlo da Companhia da África Oriental Inglesa e depois, a partir de 1895, sob a forma de protetorado britânico. Em 1920, o território tornou-se colónia inglesa e, em 1963, tornou-se independente na sequência da ação de um movimento nacionalista que protagonizou a primeira luta armada africana pela independência.
Aldeã transportando criança (modo tradicional)
Guerreiro Masai cantando
Mulheres da tribo Masai, no Quénia, em trajes tradicionais
Indígena de uma tribo do Quénia
Avenida da cidade de Mombaça
Guerreiros da tribo Masai, usando jubas de leão enquanto dançam
Mesquita, Nairobi
Quedas de água da Vitória, Quénia
Quedas de água de Vitória
Mercado, Nairobi
Bandeira do Quénia
Rua da cidade de Mombaça, no Quénia
Criança da tribo Masai adornada com missangas e botões
 
 
 
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Quénia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-11 18:56:25]. Disponível em
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Quénia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-11 18:56:25]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais