MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Ramsés I
favoritos

Este rei da XIX Dinastia era filho de Seti, casou com a rainha Sitre e foi pai de Seti I. O túmulo de Ramsés encontra-se no Vale dos Reis e o de sua mulher no Vale das Rainhas.
Ramessu ou Ramsés, natural de Awaris, antes de ascender ao trono foi vizir de Horemheb e entre os cargos desempenhados e dignidades que então possuía encontravam-se as de chefe das entradas do Nilo, chefe dos carros de guerra, estribeiro do rei e mensageiro real para todos os países estrangeiros, entre muitas outras, o que sugere a importância que o revestia.
Como Horemheb faleceu e não deixou herdeiros, Ramsés (cujo nome original era Paramessu) ocupou o cargo de governante dos dois Egiptos e tomou os nomes de trono de Menpehitre (que significa "o poder de Rê é firme") e Nebti. Fundou assim a XIX Dinastia e reinou aproximadamente entre 1295 e 1294 a. C. O seu filho, que reinaria com o nome de Seti I, dirigiu em representação de seu pai campanhas de recuperação de territórios na Síria e foi corregente, talvez devido à avançada idade que se calcula ter Ramsés I na altura da sua subida ao trono.
Durante o seu reinado as cidades mais relevantes do Egito foram Heliópolis e Mênfis.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Ramsés I na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-20 02:34:02]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes