Ribeira de Cobres
Afluente da margem direita do rio Guadiana.
Nasce a sul de Almodôvar e tem uma extensão de 75 quilómetros.
Na ribeira de Cobres existe a barragem de Apariça, a maior da região de Castro Verde.
A confluência com o Guadiana dá-se a montante do Pulo do Lobo, uma queda de água, num desnível de 15 metros, provocada pelo estreitamento súbito das duas margens do rio Guadiana.
Partilhar
Como referenciar
Ribeira de Cobres na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ribeira-de-cobres [visualizado em 2026-06-09 22:30:50].
Outros artigos
-
queda de águaUma queda de água consiste num notável desnível do leito de um rio que obriga as águas a despenharem...
-
Castro VerdeAspetos Geográficos O concelho de Castro Verde, do distrito de Beja, ocupa uma área de 569,3 km2 e a...
-
AlmodôvarAspetos Geográficos O concelho de Almodôvar, do distrito de Beja, localiza-se na região do Alentejo ...
-
Rio TuaAfluente da margem direita do rio Douro, com um escoamento anual médio de 988,1 hm3. O escoamento an
-
Rio VezAfluente principal da margem direita do rio Lima. Tem um comprimento de 39 quilómetros e drena uma á
-
Rio XarramaAfluente da margem direita do rio Sado, nasce nas proximidades de Évora e desagua a sul de Alcácer d
-
Rio TortoAfluente da margem esquerda do rio Mira. O escoamento anual médio é de 57,3 hm3. Tem duas bacias ele
-
Rio TâmegaAfluente da margem direita do rio Douro, com aproveitamento do Torrão, barragem inaugurada em 1989,
-
Rio VizelaAfluente da margem esquerda do rio Ave . Drena uma área de 342 km2 e o seu escoamento médio anual na
-
Rio SadoRio que nasce na serra da Vigia, a cerca de 230 metros de altitude, e desagua no oceano Atlântico po
Partilhar
Como referenciar 
Ribeira de Cobres na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ribeira-de-cobres [visualizado em 2026-06-09 22:30:50].