Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

Roberto Chichorro
favoritos

Artista plástico moçambicano, de nome completo Roberto Carneiro de Alcáçovas de Sousa Chichorro, nascido a 19 de setembro de 1941, na cidade de Maputo.
Apaixonado por desenho, tirou o Curso Industrial de Construção Civil, embora a sua primeira opção fosse Arquitetura, curso que só poderia estudar se fosse para Portugal.

Desempenhou várias funções como, por exemplo, desenhador de arquitetura e ilustrador de livros. Para além do trabalho, dedicava-se à pintura e fez a sua primeira exposição em 1967, mas só em 1980 se dedicou inteiramente à arte. No ano de 1982 recebeu uma bolsa do governo espanhol, tendo trabalhado em cerâmica no Taller Azul e em zincogravura com Óscar Manezzi, em Madrid. Regressou a Moçambique em 1985, mas por pouco tempo já que recebe uma bolsa da Cooperação Portuguesa em Lisboa. Desde então, ficou a viver em Portugal, dedicando-se inteiramente à pintura, que expõe, coletiva ou individualmente, em várias galerias. As suas obras encontram-se espalhadas em diversas instituições, como o Museu de Arte Contemporânea em Lisboa e o Museu de Arte Contemporânea de Luanda. Ilustrou vários livros, com destaque para o poeta Craveirinha.

O pintor recebeu ainda os prémios: "Prémio da Aquisição", no Salão de Arte Moderna, em Luanda, em 1973, "Menção Honrosa", no Salão de outono do Casino Estoril, em 1987, e "Menção Honrosa" na Bienal de Óbidos, em 1991.

"Serenata para viola quebrada", óleo sobre tela de Roberto Chichorro, 1986
As mulatas são uma presença constante nos quadros de Roberto Chichorro, artista natural de Moçambique
As telas do pintor retratam não só a luta armada nos tempos da Revolução em Moçambique e a repressão social entre os anos 40 e início dos anos 70, como também o colorido e a vivacidade das gentes africanas num tom carregado de poeticidade e onirismo.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Roberto Chichorro na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-10 21:06:04]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro