Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Sainte Foy des Conques (séc. XI)
favoritos

Esta santa foi martirizada, em 303, vítima da perseguição do imperador Diocleciano. No ano de 795 o eremita Dadon instalou-se em Conques, num mosteiro de regra beneditina, onde depois foi construída uma igreja dedicada ao Santo Salvador. Em 866 as relíquias de Sainte Foy (ou Fé) foram transladadas de Agen para Conques, e a meio do século XI (1050) foi erigido um novo santuário, fazendo de Conques uma paragem obrigatória na peregrinação a Santiago de Compostela.

Por volta de 1060, passados dez anos, foi escrita a Chanson de Sainte Foy em língua occitana. No final do século XI, o santuário atingiu o seu apogeu e o tesouro foi acrescido de mais relíquias. Em 1107, na Abadia de S. Bonifácio foi construída uma fachada com a representação de um Juízo Final no tímpano.

No século XVI, em 1537, a abadia beneditina foi secularizada e em 1568 os protestantes pilharam esta abadia.

No final de Setecentos (1792), com a Revolução Francesa, o tesouro foi escondido e em meados do século XIX (1837) as obras de restauro foram iniciadas. Mons. Bourret, bispo de Rodez, instalou-se em Conques em 1873 para reanimar o santuário. Dois anos depois (1875) foi redescoberto o cofre-relicário na igreja.

E no início do século XX (1903) foi realizado um inventário artístico referente a este espólio.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Sainte Foy des Conques (séc. XI) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$sainte-foy-des-conques-(sec.-xi) [visualizado em 2025-07-18 10:54:28].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix