Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Santiago e Caio
favoritos

No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um ilustre cavaleiro da Maia, Caio Carpo Palenciano, com a família e amigos. Cavalgava o grupo pelo areal, quando alguém vislumbrou uma barca que se dirigia para norte.

Pararam para apreciar o ritmo e a beleza da embarcação, quando, inexplicavelmente, o cavalo de Caio galopou para dentro do mar. Os esforços de Caio para contrariar o cavalo foram em vão. O cavalo prosseguia como se fosse obrigado por uma força desconhecida.

Cavalo e cavaleiro imergiram no mar e desapareceram, ressurgindo em seguida perto da barca, para onde subiram cobertos de vieiras. Caio perguntou à tripulação qual a razão da sua viagem.

Estes explicaram que eram discípulos cristãos de um homem chamado Tiago. Tinham fugido de grandes perseguições e levavam o corpo do seu Mestre para terras de Espanha, onde Tiago tinha pregado o Evangelho. Segundo estes homens, o fenómeno ocorrido com Caio e o seu cavalo poderia significar que ele era um escolhido de Nosso Senhor. As vieiras eram o sinal de Santiago que queria ver Caio abraçar a lei de Deus.

Comovido, Caio foi ali mesmo batizado com água do mar e, quando voltou para junto dos seus familiares e amigos, a todos converteu com o extraordinário feito de Santiago.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Santiago e Caio na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-10 15:13:17]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez