Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

semente
favoritos

Estrutura de reprodução e disseminação das espermatófitas, formado a partir do óvulo fecundado.
A semente tem duas funções principais, conferir proteção ao embrião e fornecer-lhe nutrientes que assegurem o seu desenvolvimento inicial, quando ocorre a germinação.

A semente madura é constituída pelo invólucro exterior e pelo embrião, ao qual se encontram associados tecidos de reserva.
O invólucro exterior, o tegumento, de espessura variável, forma-se a partir do tegumento do óvulo e tem por função proteger o embrião.
O embrião é um esporófito dormente, geralmente constituído por radícula, caulículo, gémula e cotiledóne(s).
Na semente madura, o desenvolvimento do embrião é interrompido, permanecendo este num estado de latência até que se inicie a germinação.

Corte transvesal de um fruto mostrando as sementes (aquénios)
Os tecidos de reserva - endosperma e perisperma - asseguram a viabilidade do esporófito quando a germinação se inicia até que este se torne fotossinteticamente ativo. Em algumas espécies, os nutrientes são armazenados no corpo do embrião - cotilédones (ex.: feijoeiro).
Ao contrário das gimnospérmicas, cujas sementes são nuas, nas angiospérmicas as sementes encontram-se encerradas no fruto que se desenvolve essencialmente a partir da parede do ovário. O ponto de ligação da semente ao fruto caracteriza-se por uma pequena depressão denominada hilo.

As sementes são estruturas mais resistentes que os esporos, representando uma vantagem evolutiva para as espermatófitas e contribuindo para a dominância destas plantas na flora atual. Podem ser armazenadas durante muito tempo, mantendo a viabilidade do embrião.
As sementes são utilizadas na alimentação humana e de outros animais.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
semente na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$semente [visualizado em 2025-07-13 12:58:36].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix