1 min
sentido
Sentido geralmente significa a função que permite ao corpo aperceber-se do que se passa fora dele, graças aos órgãos que comandam os sentidos.
Na filosofia clássica, existia a ideia que através dos sentidos o Homem só conhece a aparência e não a realidade em si. Para Platão, só a inteligência pura pode contemplar as ideias, das quais o mundo material apenas fornece as cópias aos sentidos. O mundo sensível fica aquém do conhecimento verdadeiro.
Segundo Berkeley, apesar dos sentidos proporcionarem um conjunto de representações sobre o mundo, não podem assegurar a existência real da matéria. David Hume também afirma que a relação do Homem com o mundo está totalmente dependente da experiência, mas deduz que se deve confiar nos sentidos e desconfiar das inferências ligadas ao hábito ou ao raciocínio.
Existe também o sentido dentro da própria linguagem, onde cada sentido de cada palavra tem o significado que lhe queremos dar, e também o significado do que ela evoca a quem se dirige e a interpretação que lhe dá. As palavras são signos que dependem da realidade e das imagens mentais que formamos das coisas, dos seres e das ações. Assim, o sentido não está nas próprias coisas, mas sim, na maneira de organização das representações. Para Lévi-Strauss, "com o aparecimento da linguagem, de repente, o universo inteiro tornou-se significativo".
Husserl associa linguagem e sentido à intencionalidade de uma consciência, estabelecendo a existência de uma subjetividade, que é uma esfera do ser, inexplicável na sua própria essência.
Existe ainda um outro significado para a palavra sentido, para todo aquele que concebe a existência individual e a evolução da Humanidade de outra forma que não seja uma simples sucessão de factos: o sentido da vida. Mas o sentido da vida é algo de pessoal e subjetivo, que só cada indivíduo em particular pode alcançar, seja num sentido pessoal como para toda a Humanidade.
Na filosofia clássica, existia a ideia que através dos sentidos o Homem só conhece a aparência e não a realidade em si. Para Platão, só a inteligência pura pode contemplar as ideias, das quais o mundo material apenas fornece as cópias aos sentidos. O mundo sensível fica aquém do conhecimento verdadeiro.
Segundo Berkeley, apesar dos sentidos proporcionarem um conjunto de representações sobre o mundo, não podem assegurar a existência real da matéria. David Hume também afirma que a relação do Homem com o mundo está totalmente dependente da experiência, mas deduz que se deve confiar nos sentidos e desconfiar das inferências ligadas ao hábito ou ao raciocínio.
Existe também o sentido dentro da própria linguagem, onde cada sentido de cada palavra tem o significado que lhe queremos dar, e também o significado do que ela evoca a quem se dirige e a interpretação que lhe dá. As palavras são signos que dependem da realidade e das imagens mentais que formamos das coisas, dos seres e das ações. Assim, o sentido não está nas próprias coisas, mas sim, na maneira de organização das representações. Para Lévi-Strauss, "com o aparecimento da linguagem, de repente, o universo inteiro tornou-se significativo".
Husserl associa linguagem e sentido à intencionalidade de uma consciência, estabelecendo a existência de uma subjetividade, que é uma esfera do ser, inexplicável na sua própria essência.
Existe ainda um outro significado para a palavra sentido, para todo aquele que concebe a existência individual e a evolução da Humanidade de outra forma que não seja uma simples sucessão de factos: o sentido da vida. Mas o sentido da vida é algo de pessoal e subjetivo, que só cada indivíduo em particular pode alcançar, seja num sentido pessoal como para toda a Humanidade.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – sentido na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-12 03:59:58]. Disponível em
Outros artigos
-
David HumeFilósofo, historiador, economista e ensaísta escocês (1711-1776), nascido e falecido em Edimburgo, n...
-
depressão anaclíticaFala-se de depressão anaclítica quando um estado depressivo se inicia nos primeiros meses de vida. O
-
ambivalênciaA ambivalência caracteriza-se pela presença concomitante de juízos contraditórios sobre o mesmo obje
-
Escola de Palo AltoNome por que ficou conhecido um núcleo de investigação científica, nas áreas da psicoterapia e psiqu
-
amnésiaConsidera-se amnésia qualquer perturbação quantitativa da memória, ou seja, a diminuição do número d
-
Alterações Estruturais na Sociedade e nos ComportamentosDurante os anos 60 iniciou-se uma profunda mudança em diversas sociedades, entre as quais sobressai
-
alienaçãoNas ciências sociais, alienação indica o estado de alheamento dos indivíduos relativamente a si próp
-
alucinaçãoA alucinação é uma perceção falsa, sem estímulo exterior. Distingue-se da ilusão, que consiste numa
-
altruísmoConceito do domínio da ética, de acordo com o qual uma ação é moralmente correta quando as consequên
-
análise transacionalA análise transacional surge nos anos 40 do século passado com Eric Berne e ocupa-se essencialmente
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – sentido na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-12 03:59:58]. Disponível em