As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

subcontinente indiano
favoritos

O subcontinente indiano compreende os atuais territórios políticos da Índia, Paquistão, Sri Lanka e do Nepal.
Este território é limitado a norte, nordeste e noroeste pelos Himalaias e outras grandes cadeias montanhosas. Do lado de cá da barreira montanhosa, o subcontinente divide-se em duas grandes regiões: o planalto do Decão, que é formado por algumas das mais antigas rochas conhecidas à superfície do Globo, e pelas planícies do Indo e do Ganges.

Uma boa parte do subcontinente indiano está situada nos trópicos. Devido à barreira montanhosa que protege as planícies baixas do Norte, as temperaturas de verão são por vezes elevadas.
A posição geográfica de Índia, península vulnerável, explica as invasões sucessivas que marcaram a sua História. No entanto, os diferentes grupos colonizadores, que vinham de noroeste, estabeleceram-se neste território, tendo sido absorvidos pela população indiana. Pátria de uma das grandes civilizações do Mundo, de um passado espiritual multimilenar rico, a Índia deve ao seu pensamento religioso e metafísico um renome universal.

O budismo expandiu-se rapidamente através da Índia, deixando uma multitude de monumentos que testemunham a sua irradiação. O desenvolvimento das seitas hindus ao longo dos primeiros séculos da nossa era marca provavelmente uma reação dos brâmanes perante o sucesso do budismo.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – subcontinente indiano na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-19 17:13:11]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron