Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

2 min

Ted Hughes
favoritos

Poeta inglês, Ted Hughes, nome artístico de Edward James Hughes, nasceu a 16 de agosto de 1930, em Mytholmroyd, em West Yorkshire, Grã-Bretanha.
Aos 7 anos, mudou-se com a família para Mexborough (Yorkshine), onde frequentou a escola local, começando nessa altura a escrever os seus primeiros poemas. Depois de dois anos ao serviço da Real Força Aérea, obteve uma bolsa para estudar na Pembroke College, na Universidade de Cambridge, onde se inscreveu no curso de Literatura Inglesa, que posteriormente substituiu pelo de Arqueologia e Antropologia. Durante esse período estudantil, conheceu a jovem poetisa norte-americana Sylvia Plath, com quem veio a casar-se em 1956.
Plath incentivou-o a prosseguir a sua vocação poética e o casal foi viver para os Estados Unidos da América. Aí, Ted Hughes lecionou na Universidade de Massachusetts, em Amherst, e publicou o seu primeiro livro, The Hawk in the Rain, em 1957, com o qual ganhou o New York Poetry Center First Publication Award. Em 1959, o casal regressou à Grã-Bretanha, estabeleceram-se em Londres e, em 1962, Ted Hughes separou-se da esposa para ir viver com outra mulher, Assia Wevill. Sylvia Plath suicidou-se, em 1963, após uma fase de depressão e de especulação dos media. Em 1969, a amante também se suicidou, matando igualmente o filho de ambos e, em 1970, o poeta casou-se novamente, passando o resto da sua vida a proteger dos media os filhos que teve com Sylvia Plath.
Para além de The Hawk in the Rain (1957), publicou Lupercal (1960), com o qual obteve o Somerset Maugham Award e o Hawthornden Prize, confirmando assim a sua reputação como grande poeta do pós-guerra. Em 1967, publicou Wodwo, depois Crow (1970), provavelmente a sua melhor obra, Birthday Letters (1998), um conjunto de 88 poemas que descrevem a sua relação com Plath, e muitas outras obras. Dedicou-se, igualmente, ao teatro, escrevendo peças para a rádio e televisão, e à literatura juvenil, recordando o mundo da infância em livros, como Remains of Elmet (1979), Under the North Star (1981) e The Iron Man (1993), que deu origem à versão ópera/rock The Iron Man - The Musical (1989) de Peter Townshend, um dos fundadores do grupo britânico The Who, e ao filme de animação The Iron Giant (1999, O Gigante de Ferro). A sua escrita, que reflete o seu sofrimento pessoal, as suas crenças místicas e as suas tradições bárdicas, caracteriza-se por uma agressividade verbal e pelo culto de uma natureza vazia, associada a um certo primitivismo. Em 1984, recebeu o título de Poeta Laureado e, a 16 de outubro de 1998, a Ordem de Mérito.
Ted Hughes faleceu a 28 de outubro de 1988, em North Tawton em Devon, a sul da Grã-Bretanha, em consequência de um cancro.
Em 2003, foi realizado o filme Sylvia (de Christine Jeffs), Ted Hughes interpretado por Daniel Craig e Sylvia Plath por Gwyneth Paltrow.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Ted Hughes na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-27 04:29:37]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto