Terras de Bouro
Aspetos Geográficos
O concelho de Terras de Bouro, do distrito de Braga, localiza-se na Região Norte (NUT II), no Cávado (NUT III). É o concelho mais a norte do distrito, fazendo fronteira com Espanha. Localiza-se a nordeste da cidade de Braga. É limitado a norte por Ponte da Barca, pertencente ao distrito de Viana do Castelo e Espanha, a este por Montalegre, a sul por Vieira do Minho e a oeste por Amares e Vila Verde. Abrange grande parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo atravessado pelos rios Caldo, Homem e Gerês.
Eminentemente rural, o concelho ocupa uma área de 277,6 km2 compreendendo 17 freguesias: Balança, Brufe, Campo do Gerês, Carvalheira, Chamoim, Chorense, Cibões, Covide, Gondoriz, Moimenta, Monte, Ribeira, Rio Caldo, Souto, Valdosende, Vilar e Vila da Veiga.
O concelho apresentava, em 2021, um total de 6 359 habitantes.
O natural ou habitante de Terras de Bouro denomina-se terra-bourense.
História e Monumentos
Os principais monumentos do concelho são o Cruzeiro de São João do Campo, o marco milenário de Covide/Campo, o cruzeiro de Covide, a sepultura na serra do Gerês/Campa do Frade na serra do Gerês e as pontes de Pergoim, de Rodas/ponte dos Eixões, de Cabaninhas e da Carvalheira. É de referir também a Estação Arqueológica do Chelo.
Tradições, Lendas e Curiosidades
A feira semanal é à segunda-feira. O feriado municipal tem lugar a 24 de junho, no dia de S. João. Na primeira semana de agosto, realizam-se as festas do concelho na vila de Terras de Bouro.
Do artesanato local são característicos vários produtos como as colchas de linho, as mantas de burel, os bordados, a cestaria, as rendas, o calçado fabricado à mão, os artigos de cerâmica, as escadas e os bonecos de madeira.
Economia
A atividade com maior expressão no concelho é a agricultura, praticada segundo técnicas herdadas ao longo de várias gerações, com sistemas de cultivo tradicionais, onde se evidencia o milho. À atividade agrícola encontra-se associada a pastorícia, que constitui um complemento aos rendimentos dos agricultores. A construção civil, o comércio, os serviços e o turismo, que aposta na forte atração exercida pelo Parque Nacional e nas potencialidades da estância termal do Gerês, completam o quadro das principais atividades económicas do concelho.
-
HistóriaA História na Antiguidade Os autores clássicos, como Heródoto, Tucídides e Políbio entre os gregos, ...
-
BalançaConstelação e sétimo signo do Zodíaco, representado por uma balança, pertence ao Ar, tal como Gémeos...
-
Parque Nacional da Peneda-GerêsCriado em 1971 segundo o Decreto-Lei n.º 187/71, de 8 de maio, o Parque Nacional da Peneda-Gerês abr...
-
Vila VerdeAspetos Geográficos O concelho de Vila Verde, do distrito de Braga, localiza-se na Região Norte (NUT...
-
AmaresAspetos Geográficos O concelho de Amares, do distrito de Braga, localiza-se na Região Norte e no Cáv...
-
Vieira do MinhoAspetos Geográficos O concelho de Vieira do Minho, do distrito de Braga, localiza-se na Região Norte...
-
EspanhaGeografia País do Sudoeste da Europa. Ocupa a maior parte da Península Ibérica e inclui também os ar...
-
Viana do CasteloAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na Região Norte (NUT...
-
Ponte da BarcaAspetos Geográficos O concelho de Ponte da Barca, do distrito de Viana do Castelo, insere-se na Regi...
-
BragaAspetos geográficos Cidade do Minho, capital de distrito e sede de concelho. Localiza-se na Região N...