Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

The Doors
favoritos

O nome do grupo surgiu a partir do título de um livro de Aldous Huxley, The Doors of Perception.
Com Jim Morrison (n. 1943 - m. 1971) na voz, Ray Manzarek (n. 1939) nas teclas, Robbie Krieger (n. 1946) na guitarra e John Densmore (n. 1944) na bateria, os The Doors formaram um dos mais populares grupos da história da música, cuja sonoridade era dominada pelo órgão elétrico de Manzarek e pela voz grave e sonora de Morrison, com a qual cantava os seus audazes textos poéticos.
Em palco, os The Doors ofereciam momentos de grande intensidade, dominados pela performance excessiva de Jim Morrison, que lhe custou problemas com a polícia.
Capa do álbum "The Best Of The Doors" (1990)
O álbum de estreia, The Doors (1967), incluiu um dos seus mais aclamados clássicos: "Light My Fire".
Seguiram-se Strange Days (1967), Waiting For The Sun (1968), The Soft Parade (1969), Morrison Hotel (1970), Absolutely Live (1970) e L.A. Woman (1971). Este último trabalho apresentou temas como "Hyacinth House", "Riders On The Storm" e o tema-título.
Ficaram para a história temas intemporais tais como "The End", "Not To Touch The Earth", "Can't See Your Face In My Mind", "Love Me Two Times", "People Are Strange", "Hello, I Love You", "Touch Me", "Roadhouse Blues" e "Break On Through", entre outros.
Após a morte de Jim Morrison, em 1971, o grupo gravou ainda dois álbuns, Other Voices (1971) e Full Circle (1972), mas sem qualquer sucesso. Em 1973, cessaram a atividade como grupo, mas o seu legado musical não parou de cativar novos admiradores.
Em 1979, Francis Ford Coppola escolheu "The End" para tema principal do filme Apocalypse Now.
Em 1980, a edição de The Doors - Greatest Hits atingiu os dois milhões de discos vendidos e a biografia do grupo No One Here Gets Out Alive (1980), escrita por Danny Sugraman, foi um sucesso de vendas.
Em 1991, Oliver Stone retratou o percurso do grupo no filme homónimo, no qual o ator Val Kilmer interpretou o papel de Morrison.
Os The Doors foram uma das mais controversas e influentes bandas da cena musical dos anos 60, deixando um legado que inspirou muitas bandas e projetos musicais. O mito em torno do falecimento de Morrison ajudou a elevar os Doors a um estatuto especial no mundo do rock. A compilação Legacy: The Absolute Best (2003) reuniu os grandes êxitos do grupo, destacando-se do alinhamento os temas mais clássicos como "Break On Through (To The Other Side)", "Love Me Two Times", "People Are Strange", "Five To One", "Roadhouse Blues", "L.A. Woman" e "Riders On The Storm".
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – The Doors na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-09 03:14:26]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais