MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

2 min

Tiger Woods
favoritos

Praticante profissional de golfe, Tiger Woods nasceu a 30 de dezembro de 1975, em Cypress, na Califórnia, com o nome de Eldrick Woods.
A alcunha Tiger (tigre) foi dada pelo pai, um militar, em homenagem a um amigo vietnamita que era soldado.
O interesse de Tiger Woods pelo golfe surgiu ainda em bebé quando apreciava e imitava o pai a jogar. A partir dos dois anos começou a entrar em torneios de exibição e aos oito anos venceu pela primeira vez uma competição júnior.
Aos 16 anos participou pela primeira vez num torneio profissional, uma prova disputada em Los Angeles, a que se seguiram, em 1993, mais três experiências no circuito PGA (Associação Profissional de Golfe).

Em 1994, entrou na Universidade e, nos dois anos seguintes, ganhou dez provas de golfe destinadas a estudantes universitários. Nesse ano, ganhou várias outras provas não-profissionais e defendeu a seleção amadora dos Estados Unidos da América em diversos torneios. No ano seguinte, jogou pela primeira vez em provas dos campeonatos principais.
No verão de 1996, tornou-se jogador profissional, depois de ter somado diversas vitórias e ter sido nomeado como vencedor de diversos prémios. Até ao final do ano triunfou em dois torneios e, no ano seguinte, ganhou o direito de entrar diretamente no quadro principal de jogadores das provas do circuito PGA. Nesta primeira temporada como profissional, foi eleito o desportista do ano pela revista de desporto norte-americana Sports Illustrated.

1997 foi um ano em cheio para Woods já que venceu quatro torneios do circuito e chegou a número 1 do ranking mundial do golfe em junho, quando era profissional há apenas 42 semanas. Tinha na altura 21 anos, o que fez de Tiger Woods o mais novo jogador de sempre a chegar ao topo da tabela. A progressão do jovem da Califórnia não parou aí e, em 1999, venceu por oito vezes no circuito PGA, algo que já não acontecia desde 1974. Em 2000, alcançou nove triunfos.

No total Tiger Woods já venceu 53 torneios, quarenta dos quais no circuito PGA, em que se incluem as vitórias no Masters Tournaments (1997, 2001 e 2002), no PGA Championships (1999, 2000), no U.S Open Championship (2000 e 2002) e a vitória no British Open Championship, em 2000. Quando alcançou a segunda vitória no Masters, Tiger tornou-se o primeiro jogador a deter, simultaneamente, os quatro principais títulos da modalidade.
Para além das vitórias nos torneios, Tiger Woods acumulou distinções provenientes de entidades tão diferentes como revistas (L'Équipe, de França), agências de informação (Reuters e Associated Press), a Academia de Desporto e a própria PGA.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Tiger Woods na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-13 08:14:01]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes