Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

2 min

Tocantins (Estado)
favoritos

O estado de Tocantins fica na região Norte do Brasil. Faz fronteira a norte e a leste com o estado do Maranhão, a leste com o Piauí e a Baía, a sul o com estado de Goiás e a oeste com os estados de Mato Grosso e Pará. A capital, Palmas, foi fundada em 1990. A superfície do seu território é de 277 621 km2 e tem uma população de 1 332 441 habitantes (censo de 2006). A densidade populacional é de apenas 4,79 hab/km2 e uma esperança média de vida de 70,4 anos.
O relevo é composto por depressões e áreas de planalto a sul e a nordeste e uma planície no centro do território com a Ilha do Bananal, no rio Araguaia, a maior ilha fluvial do mundo. O ponto mais alto é a serra de Traíras com 1340 m de altitude. Os principais rios são o Tocantins, que dão o nome ao estado, o Araguaia, Sono, Balsas e Paraná. O estado de Tocantins é um dos territórios mais ricos em recursos hídricos do Brasil. O clima é tropical com temperaturas médias anuais que variam entre os 26º C e 32ºC. A precipitação média anual ascende aos 1800 mm na zona coberta pela floresta amazónica. Cerca de 90% da cobertura vegetal é formada pelo cerrado e o restante pela floresta amazónica.
Foram os missionários quem em 1625 navegaram o rio Tocantins e acabaram por estabelecer uma missão no território norte de Goiás, que corresponde ao atual território do Tocantins. Durante os dois séculos seguintes, os colonos vieram de duas frentes: do sul vieram os paulistas e do norte vieram os nordestinos. As barreiras geográficas fizeram com que cada grupo continuasse em contacto com as respetivas áreas de origem, em vez de se misturarem. O desejo de separação e autonomia era um sonho antigo e data do século XIX a primeira tentativa falhada. Nos anos 70 do século XX, voltou-se a fazer uma proposta nesse sentido, mas só em 1988 se concretizou a criação do estado do Tocantins a partir da região norte e centro do Estado de Goiás.
Bandeira do estado de Tocantins (Brasil)
O estado de Tocantins é uma das regiões mais produtivas do Brasil e a agropecuária é a principal atividade económica. O ecoturismo encontra-se em expansão, com as praias do rio Araguaia, a Ilha do Bananal, no parque Nacional do Araguaia, a atrair um número crescente de turistas. No Tocantins fica ainda a reserva índia dos Carajás.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Tocantins (Estado) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-25 10:58:16]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes