Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

transportes
favoritos

Os transportes consistem num conjunto de atividades técnicas, económicas e organizativas orientadas para levar de um lugar para outro pessoas, mercadorias e comunicações escritas.
Fazem parte fundamental da atividade produtiva, pois permitem a colocação de matéria-prima e dos equipamentos nos locais de utilização e a posterior distribuição dos produtos acabados.
O transporte mais utilizado para transportar mercadorias diversas, em especial a curtas distâncias, é o transporte rodoviário, através de furgonetas e camiões de tonelagem diversa. Por vezes entram em concorrência com o transporte ferroviário, se bem que este tenha maior aplicação em grandes cargas e distâncias superiores, pelo que o primeiro o complementa levando a mercadoria às estações e distribuindo-as a partir delas.
Abrigo numa paragem de transportes públicos
Coche para passeios turísticos
Cargueiro porta-contentores
Camião para transporte de mercadorias
Barco de transporte de passageiros atracado num cais
Pormenor da proa de uma pequena embarcação
O transporte marítimo é utilizado principalmente para grandes tonelagens e transportes intercontinentais. Quando as distâncias são comportáveis, o frete marítimo é relativamente mais barato por unidade de carga relativamente aos restantes modos.
O transporte aéreo tem-se generalizado ultimamente nas deslocações de passageiros a grandes distâncias, devido à sua rapidez, característica que o torna muito útil também no transporte de matérias valiosas perecíveis e envios urgentes.
Com a generalização do uso de contentores, tem vindo a ser muito utilizado também o transporte combinado, que consiste em acomodar a mercadoria sem necessidade de uma embalagem especial nestes recipientes de dimensões normalizadas, os quais podem ser transportados sucessivamente por diversos meios até ao seu destino final, sem descarregar os seu conteúdo. Esta técnica exige, contudo, a disposição de importantes terminais de carga, descarga e transbordo, nas indústrias, estações de mercadorias e instalações portuárias, munidas de grandes gruas ou pórticos especiais para o manuseamento e trasfega das mercadorias contentoras. A sua generalização originou um novo tipo de navios portuários, com grande espaço útil de carga.
Deve referir-se também o transporte por via fluvial, muito utilizado pela sua grande economia em países dispondo de rios e canais navegáveis, sobretudo quando a capacidade e o traçado destas vias não imponha demasiadas restrições à dimensão dos barcos e à sua velocidade.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – transportes na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-25 05:50:15]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes