Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Trevor Howard
favoritos

Ator inglês, Trevor Wallace Howard-Smith nasceu a 29 de setembro de 1916, em Cliftonville, Kent, e morreu a 7 de janeiro de 1988, em Bushey, vítima de uma bronquite.
Trevor Howard frequentou a Academia Real de Arte Dramática, tendo-se estreado no teatro em 1934. A sua estreia no cinema surgiu em 1944, no filme The Way Ahead, mas é no ano seguinte, com o drama romântico Brief Encounter (Breve Encontro) do realizador David Lean, que conhece a fama. Recebeu a nomeação para o Óscar e Globo de Ouro de Melhor Ator pelo seu papel no drama Sons and Lovers (1960). Em 1970, voltou a ser nomeado para o Globo de Ouro, desta vez para Melhor Ator Secundário, pela sua interpretação no filme Ryan's Daughter (A Filha de Ryan), onde, colaborando novamente com David Lean, contracenou com Robert Mitchum.
Destaque ainda para a sua participação em diversos outros filmes importantes como: o thriller de Carol Reed, The Third Man (O Terceiro Homem, 1949); Around the World in Eighty Days (A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, 1956), uma adaptação da obra de Júlio Verne; Mutiny on the Bounty (Revolta na Bounty, 1962), onde contracena com Marlon Brando e Richard Harris; The Charge of the Light Brigade (A Carga da Brigada Ligeira, 1968); Mary, Queen of Scots (1971); Ludwig (Luís da Baviera, 1972), de Luchino Visconti, interpretando o papel de Richard Wagner; e A Doll's House (A Casa da Boneca, 1973).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Trevor Howard na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-29 16:21:42]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto