Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Universidades Populares
favoritos

As Universidades Populares surgem no âmbito de uma cultura republicana, tendo como impulsionadora a Maçonaria. A ideia de Universidade Popular foi importada de França e colocada em prática em Portugal por Feio Terenas. Visava, acima de tudo, o ensino das massas populares, de modo a provocar uma aproximação destas com as camadas de população letrada. A atuação da Universidade baseava-se na oferta de cursos livres, conferências, palestras, visitas de estudo e concertos, para além de muitas outras atividades.
A Maçonaria, que esteve na génese da Universidade, envolveu-se e afirmou a sua presença em manifestações anticlericalistas, pois um dos principais objetivos da Maçonaria era o combate ao clericalismo. Estavam em condições de difundir os seus ideais pelo país, graças a uma rede de lojas bastante alargada.
Assim, foram criados dois organismos: a Junta Liberal e a Associação Propagadora do Registo Civil. Para além destes, ainda podiam contar com a ação do movimento republicano, que partilhava do mesmo objetivo de combate à Igreja.
Devido à intensa atividade que estes grupos desenvolviam, criaram-se condições para que, no século XIX, surgissem numerosas organizações de livres-pensadores que promoveram, em conjunto, o 1.º Congresso Nacional de Livre-Pensamento (1908). Na sequência destas realizações nasce a Universidade Popular, seguindo a mesma linha de combate ao clericalismo.
A Universidade Popular sofreu uma reestruturação em 1910. Foi trazida para o Porto em 1912 e posteriormente foi implantada outra em Setúbal. Em 1919, foi fundada em Lisboa a Universidade Popular Portuguesa, alcançando desde logo uma enorme aceitação. Apesar do esforço de implantação e prosseguimento da tarefa de levar a bom termo os desafios, esta Universidade não chegou a corresponder aos objetivos a que se tinha proposto.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Universidades Populares na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$universidades-populares [visualizado em 2025-07-18 09:46:57].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix