Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

urbanização
favoritos

Tendência para a concentração da população nas zonas urbanas. Mas a urbanização não se limita, apenas, aos aspetos de natureza geográfica (uma vez que grande parte da população se muda de espaços mais ou menos periféricos para zonas urbanas) e demográfica (uma vez que o que está em causa é o número de pessoas e a forma como esse número afeta a população e a sociedade urbana em si).

A urbanização traduz-se, também, na ação e na influência que as zonas urbanas exercem sobre as zonas rurais ou semi-rurais, que se tendem a identificar com as primeiras. Além do mais, a urbanização é, segundo a opinião de alguns sociólogos, como Émile Durkheim ou Louis Wirth, fator de transformação das relações sociais, pela tendência à secularização de práticas, à substituição das relações primárias (de base familiar) pelas relações secundárias (caracterizadas pela racionalidade e indiferença entre as pessoas) e à imposição de uma certa anomia e de um diferente ritmo de vida daqueles que vêm habitar as zonas urbanas.
 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – urbanização na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-26 00:13:42]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe