Veludo Azul
Realizado em 1986 por David Lynch, o thriller Veludo Azul, cujo nome original é Blue Velvet, explora determinados temas recorrentes no seu percurso cinematográfico, sendo, de certa forma, uma obra emblemática daquilo que caracteriza o trabalho deste carismático realizador norte-americano. Veludo Azul é um filme bizarro, um olhar altamente pessoal e original sobre o lado obscuro de uma pequena cidade americana - o tipo de cenário habitual na cinematografia de Lynch - aparentemente sossegada, cujos habitantes levam uma vida pacata e tranquila.
Esta cidade representa, de início, a ideia do sonho americano dos anos 80, até que, na sequência da descoberta da pista de um crime, começa a desvendar-se, a pouco e pouco, um outro mundo, maligno e perigoso. É a subversão do aparente, da suposta perfeição, da normalidade. Embora o filme se desenvolva em torno de um crime que um jovem - interpretado por um dos atores fetiche de Lynch, Kyle MacLachlan - procura resolver, face ao aparente desinteresse da polícia local que parece esconder algo, Veludo Azul vai revelando um interesse mais profundo pelos mistérios do desejo e da perversão, que levarão, em última análise, à descoberta do próprio lado obscuro do inocente investigador.
Usando uma atmosfera e um estilo inspirados no film noir das décadas de 40-50, o realizador procura, assim, desafiar o espectador e, de certa forma, subverter as suas noções de inocência, sexualidade e amor. A escolha das personagens deste filme parece ter sido feita para servir esse propósito, bem como o de confrontar as existências do Bem e do Mal, outro dos temas recorrentes da filmografia deste realizador. Por um lado, temos a presença dos dois jovens heróis, representado por MacLachlan e por Laura Dern, representantes do Bem, que serão confrontados com dois ícones do cinema, atores já maduros e, aqui, encarnações do Mal:
Isabella Rossellini, propositadamente caracterizada de forma a perverter a sua imagem associada à beleza perfeita, e Dennis Hopper, com o seu ar sarcástico e corrupto. Veludo Azul é também visualmente interessante, densamente saturado por um esquema de cores vermelha, branca e azul, capturado pela fotografia magistral de Fredrick Elmes, e acompanhado pela música marcante de Angelo Badalamanti. Apesar de ser um filme audacioso, perturbador e demasiado denso para ser apreendido de imediato, alcançou, também com a ajuda destes mesmos fatores, o interesse da crítica e do público, tendo ganho o estatuto de um filme de culto. Veludo Azul garantiu, em 1987, a nomeação de David Lynch para os Óscares da Academia, na categoria de Melhor Realizador.
-
ÓscaresDesignação dada aos populares prémios atribuídos, desde 1927, pela Academia de Artes e Ciências Cine...
-
David LynchRealizador e argumentista norte-americano, David Keith Lynch nasceu a 20 de janeiro de 1946, no esta...
-
Dennis HopperAtor, realizador e fotógrafo norte-americano nascido a 17 de maio de 1936, em Dodge City. Ainda adol...
-
Isabella RosselliniAtriz e modelo italiana, de nome completo Isabella Fiorella Elettra Giovanna Rossellini, a atriz nas...
-
Laura DernAtriz norte-americana, Laura Elizabeth Dern nasceu a 10 de fevereiro de 1967, em Los Angeles, filha ...
-
Kyle MacLachlanAtor norte-americano, Kyle MacLachlan nasceu a 22 de fevereiro de 1959, em Yakima, Washington. Licen...
-
Intriga InternacionalIntitulado, no original, North By Northwest, este thriller foi rodado em 1959 e tornou-se num dos fi
-
O JogoRealizado por David Fincher logo após o sucesso de Se7en (Sete Pecados Mortais, 1995), este thriller
-
Janela IndiscretaFilme policial de Alfred Hitchcock, intitulado Rear Window no original, datado de 1954, com James St
-
ImperdoávelWestern norte-americano realizado por Clint Eastwood em 1992 com o título original Unforgiven. O arg