Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Virgil Tanase
favoritos

Escritor, encenador e tradutor romeno nascido em 1945, em Galatzi, na Roménia, e exilado em França.
Estudou na Universidade e no Instituto de Teatro e Cinema, ambos em Bucareste, e, mais tarde, na Ècole des Hautes Études de Paris.
Exerceu funções de jornalista e de cronista em várias publicações, como Actuel (1981 a 1988), L'Économie (1983), e na rádio Free Europe (1977 a 1989). Foi diretor do Centro Cultural Romeno em Paris, de 1993 a 1997, cargo que voltou a ocupar a partir de 2001. Exerce a docência no Instituto Internacional da Imagem e do Som, em Paris, desde 2000.
Trabalhou como encenador, quer na Roménia (por exemplo, no Teatro Nacional de Bucareste) quer em França (em lugares como o Teatro da Cidade Universitária e no Teatro Le Lucernaire, ambos em Paris).
Recebeu o Prémio de Literatura da Academia Romena e o XV Prémio União Latina de Literaturas Românicas (2004), juntamente com o argentino Juan José Saer.
É autor de obras como, por exemplo, as peças de teatro Le Paradis à l'amiable e À Noël après la révolution, e adaptou ao teatro obras de outros autores como Balzac, Tolstoi e Tennessee Williams.
Escreveu várias obras literárias, de que se destaca Zoïa, o seu último romance escrito em 2003.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Virgil Tanase na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-26 21:31:02]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto