útero

nome masculino
Órgão oco e muscular, achatado, de forma triangular que se continua, inferiormente por um colo arredondado que termina, através de um orifício, na extremidade superior da vagina. O útero, que está situado a meio da cavidade pélvica (entre a bexiga e o reto) constitui, juntamente com as trompas e os ovários, os órgãos genitais internos da mulher. O corpo do útero está mantido lateralmente pelos ligamentos largos, e os seus ângulos superiores (cornos uterinos) continuam-se pelas trompas de Falópio. A parte inferior do útero ou colo (cérvix) tem um prolongamento intravaginal (focinho de tenca). A cavidade do útero está revestida por uma mucosa espessa, mas macia, e a parede do órgão por três camadas de fibras musculares lisas que constituem a superfície exterior do útero que, por sua vez, está coberta pelo peritoneu. O útero é o órgão de gestação e está destinado a receber o ovo fecundado que aí se desenvolve e cresce até à expulsão para o exterior em tempo adequado. O útero tem as seguintes dimensões médias: 8 cm de comprimento; 5 cm de largura e 2,5 cm de espessura. Pesa aproximadamente 50 g e tem uma capacidade de 2-3 centímetros cúbicos, valores que na gravidez de termo sobem para 900-1200 g e 4000-5000 centímetros cúbicos, respetivamente.
sinónimo
madre; matriz
útero bicorne ou bífido
Útero bipartido, em dois cornos, na sua porção superior.
útero bilocular
Forma de útero que tem a sua cavidade separada por um septo longitudinal.
útero cordiforme
Útero que tem uma depressão profunda no fundo, que lhe dá o aspeto de um coração.
útero didelfo
Útero que é dividido por uma parede que também é dupla que se prolonga até à vagina.
útero infantil
Útero com escasso desenvolvimento e que fica com as dimensões do útero de uma criança e com o mesma largura do colo e do corpo.
Do latim uterus «ventre materno»
Como referenciar: Porto Editora – útero no Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-22 00:28:40]. Disponível em