herpes

nome masculino
Afeção aguda cutânea em regra devida a um vírus, caracterizada pelo aparecimento de pequenas vesículas transparentes ou amareladas que se localizam em determinadas áreas e que secam e curam com formação de crostas.
herpes corneal ou córneo
Processo inflamatório herpético da córnea.
herpes genital
Forma de herpes, sexualmente transmissível que se desenvolve nos órgãos genitais masculinos ou femininos. O herpes é uma complicação frequente dos doentes com SIDA. O herpes genital feminino pode ser causa de infeção grave do recém-nascido (meningite herpética) contraída durante o parto.
herpes gestationis, herpes da gravidez ou gestacional
Herpes próprio das mulheres grávidas que tem um carácter polimorfo e doloroso, geralmente de localização periumbilical. É recidivante em cada gravidez e assume características de doença autoimune.
herpes oftálmico
Forma de herpes no trajeto do nervo oftálmico que é, frequentes vezes, acompanhado de complicações oftálmicas que podem assumir certa gravidade.
herpes simplex ou simples
Forma de herpes que tem carácter febril e agudo, com desenvolvimento de grupos de vesículas na pele e nas mucosas.
herpes zóster ou zona
Doença inflamatória aguda de um ou mais gânglios sensitivos, raquidianos ou intracranianos, provocada pelo vírus da varicela-zóster. Caracteriza-se pelo aparecimento de grupos de vesículas no trajeto de um nervo cutâneo (com frequência um intercostal), associado a dor intensa de tipo nevrálgico e que pode persistir durante meses após a cicatrização das vesículas.
sinónimo
cobrão (designação popular); fogo de Santo António; fogo de Santo André; ganglionite posterior aguda
Do grego hérpes, -etos
Porto Editora – herpes no Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-05 17:37:07]. Disponível em