síndrome

nome feminino
Conjunto de sintomas e de sinais que coexistem em determinada doença e que a definem clinicamente.
síndrome abdominal aguda
Abdómen agudo.
síndrome adiposa genital
Síndrome caracterizada por aumento da gordura e atrofia genital que surge nos tumores da hipófise.
síndrome adisoniana
Insuficiência adrenocortical crónica.
sinónimo
doença de Addison
síndrome ad-renal virilizante
Síndrome em que se verifica virilismo do sexo feminino por adrenocorticalismo.
síndrome adrenogenital
Síndrome provocada por tumores malignos ou hiperplasia adrenocortical e caracterizada por masculinização da mulher, feminização do homem ou desenvolvimento sexual precoce na criança, devido a secreção adrenocortical excessiva.
síndrome alveolar
Síndrome que é caracterizada pelo conjunto de modificação radiológicas torácicas em alta resolução e que são significativas do desaparecimento do ar alveolar que é substituído por líquido, células ou tecidos anormais.
síndrome amiostática
Degenerescência hepatolenticular.
síndrome amnéstica
Síndrome de Korsakoff.
síndrome anginosa
Angina de peito.
síndrome anorretal
Sensação de impressão no ânus difícil de definir, acompanhada de prurido, ardor e vermelhidão perianal, por vezes com diarreia, e que é devida à irritação provocada pela ingestão de certos antibióticos de largo espetro.
síndrome ansiodepressiva
Síndrome em que existem, simultaneamente, sinais de ansiedade e sinais de depressão e em que é difícil destrinçar a maior importância de uns ou de outros.
sinónimo
perturbação ansiosa e depressiva mista
síndrome anterolateral
Síndrome caracterizada por contracturas, espasmos e tremores provocados por lesões da porção ântero-lateral da medula.
síndrome apoplética
Síndrome caracterizada pela instalação súbita e brusca de uma deficiência neurológica focal.
síndrome asfigmopiramidal alterna
Síndrome provocada pela obstrução da artéria carótida e caracterizada por hemiplegia contralateral e perda do pulso carotídeo.
síndrome auriculotemporal
Síndrome provocada por lesão da glândula parótida, devida a alteração do nervo auriculotemporal. Caracteriza-se por vermelhidão e sudação da bochecha durante a mastigação.
síndrome bulbar
Síndrome de Dèjerine.
síndrome carcinoide
Síndrome que surge associada a tumores carcinoides e consequente libertação excessiva de serotonina e de prostaglandinas com grande variedade de sintomas, dos quais se destacam crise acessuais de rubor da face, do tórax e das mãos, espasmo brônquico com dispneia asmatiforme e diarreia.
sinónimo
síndrome de Björk
síndrome cardiofacial
Síndrome em que se verifica paresia facial persistente ou temporária, acompanhada de uma malformação cardíaca congénita.
síndrome cerebelosa
Síndrome devida a lesões do cerebelo e que se manifesta por descoordenação de movimentos, nistagmo, perturbações do equilíbrio e perturbações da linguagem.
síndrome cervicobraquial
Síndrome com dor no ombro que irradia para o braço e cotovelo, e que é devida a compressão nervosa da primeira costela ou da costela cervical.
síndrome costoclavicular
Síndrome provocada por compressão, mais ou menos acentuada, do plexo braquial e que se caracteriza por dor e parastesias no membro superior.
síndrome costovertebral
Síndrome de Erdheim.
síndrome CREST
Tipo de síndrome em que se associam calcinose (C), fenómeno de Raynaud (R), esclerodermia (E), esclerodactilia (S) e telangiectasias (T).
síndrome cromossómica
Designação genérica dada às síndromes devidas a aberrações cromossómicas, a que se associam atraso mental e diversas anomalias congénitas.
síndrome cutaneomucuveal
Doença de Behçet.
síndrome da artéria poplitea entalada
Síndrome caracterizada por claudicação intermitente durante a marcha e que é provocada pela compressão exercida por um feixe miotendinoso anómalo sobre a artéria popliteia, com consequente irrigação sanguínea.
síndrome da bata branca
Síndrome que consiste na verificação de uma tensão arterial instável e elevada na presença do médico, mas que se torna normal sem a sua presença.
síndrome da cauda de cavalo
Síndrome que se manifesta por perturbações sensitivas do períneo, por perturbações dos esfíncteres e perturbações motoras com abolição dos reflexos dos membros inferiores, sintomas esses provocados pela compressão da cauda de cavalo ou cauda equina (feixe de cordões nervosos terminais sagrados e coccígeos da extremidade inferior do canal raquidiano).
síndrome da cintura escapular
Síndrome de Parsonage Turner.
síndrome da linfadenopatia generalizada
Síndrome de causa desconhecida que se caracteriza pelo aparecimento de adenopatias extrainguinais acompanhadas de febre, mal-estar geral, sudação noturna, hepatosplenomegalia e emagrecimento, sintomas estes que desaparecem ao fim de cerca de 3 meses.
síndrome da queda
Síndrome de escorregamento.
síndrome de abstinência
Conjunto se sintomas psíquicos e físicos que surgem de forma desagradável, ou mesmo dolorosa, quando se reduz muito ou se suprime uma droga ou substância que se usa com regularidade. Os mais frequentes surgem nos toxicodependentes e nos alcoólicos. No tabagismo, a abstenção do tabaco, voluntária ou não, pode também originar perturbações, que devem ser consideradas como síndrome de abstinência.
sinónimo
síndrome toxicoprivo
síndrome de escorregamento
Síndrome que pode surgir nos indivíduos idosos, após uma queda. Caracteriza-se por anorexia e adipsia conducentes a desnutrição e desidratação, acompanhados de perturbações psíquicas (agitação ou apatia).
sinónimo
síndrome da queda
síndrome de esmagamento
Síndrome que surge após um traumatismo violento, com esmagamento de um membro ou de parte do corpo. Caracteriza-se pelo aparecimento, cerca de 3 horas após o acidente, de necrose muscular isquémica e edema traumático, seguidos após uma semana de insuficiência renal grave, por vezes mesmo mortal.
síndrome de imunodeficiência adquirida
sIDA
síndrome de imunodepressão T epidémica
sIDA
sinónimo
sITE
síndrome do cálice superior
Síndrome caracterizada por dor renal, de intensidade variável, e que é devida a estenose do colo superior renal da criança. Pode ser de causa displásica, inflamatória ou vascular.
síndrome do canal ou túnel cárpico
Síndrome que é caracterizada por dores, parestesias, perda da sensibilidade nas mãos e, frequentemente, atrofia da eminência tenar. Surge, em geral, durante a noite e é mais frequente no sexo feminino. É provocada pela compressão do nervo mediano, no punho, a nível do canal cárpico.
síndrome do canal ou túnel társico
Síndrome provocada pela compressão no canal társico dos ramos terminais do nervo tibial posterior, manifestando-se por dores e parestesias da planta do pé e de certos dedos.
síndrome do clique apical sistólico
Síndrome que se caracteriza por um ruído de clique audível à auscultação da ponta do coração a meio da sístole, seguido de um sopro diastólico tardio. É devida a um prolapso valvular.
síndrome do escaleno anterior
Síndrome que se caracteriza por crises vasomotoras dolorosas, localizadas nas mãos e nos braços.
síndrome do grito do gato
Síndrome com microcefalia, hipertelorismo, epicanto, base do nariz muito alargada, micrognatismo, estrabismo, dermatoglifos anormais e atraso físico e psíquico. É mais frequente no sexo feminino e os recém-nascidos emitem um som semelhante ao miado de um gato, o que dá origem ao nome desta síndrome. Esta síndrome deve-se a uma parcial delecção do braço curto do cromossoma 5.
sinónimo
síndrome de Lejeune
síndrome frontal
Síndrome provocada por uma lesão do lobo frontal. Caracteriza se, consoante a localização lesional: em síndrome rolândica com perturbações predominantemente motoras; e em síndrome pré frontal com deterioração intelectual (desinteresse, desinibição, perturbações da memória).
síndrome genitossuprarrenal
Síndrome que é caracterizada pelo aparecimento, nas raparigas de adiposidade, hirsutismo, precocidade sexual e virilismo. É provocada por hipersuprarrenalismo.
síndrome hiperglicémica
Síndrome provocada por um aumento do nível de glicose no sangue circulante e que se manifesta por poliúria, polidipsia, astenia e glicosúria.
síndrome hipoglicémica
Síndrome provocada por hipoglicemia e que se manifesta por taquicardia, sudação profusa, mal-estar geral e tremores.
síndrome intersticial
Síndrome caracterizada por alterações radiológicas torácicas, observadas em radiografias de alta voltagem. Caracteriza-se pelo aumento de volume do tecido intersticial pulmonar, quer por maior espessura, quer por aumento de líquida, que se traduz, clinicamente, por grande dispneia.
síndrome LEOPARD
Síndrome caracterizada por um conjunto de malformações (lentigens disseminadas, perturbações cardíacas como estenose da artéria pulmonar e alterações da condução, hipertelorismo ocular, anomalias dos órgãos genitais, atraso do crescimento e surdez.
síndrome lesional
Síndrome focal, especialmente sensitiva e radicular, provocada por compressão das raízes nervosas a nível medular.
síndrome meníngea
Síndrome que se caracteriza por cefaleias, vómitos em jato, rigidez da nuca, hiperestesia cutânea e fotofobia. É provocada pela irritação das meninges (inflamatória ou infeciosa).
síndrome metabólica
Combinação de fatores que aumenta o risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares, tais como triglicéridos elevados, hipertensão arterial, insulinorresistência, obesidade abdominal, etc.
síndrome mielodisplásica
Síndrome provocada pela destruição dos percursores das séries sanguíneas com pancitopenia, anomalias morfológicas celulares e aumento do número de blastos.
síndrome mieloproliferativa
Denominação genérica dada a um conjunto de afeções sindromáticas devidas a uma proliferação crónica e anómala das células hematopoiéticas (leucemia mieloide, doença de Vaquez, esplenomegalia mieloide, trombocitopenia essencial, etc.).
síndrome nefrótica
Síndrome, de causas diversas, caracterizada por edemas, oligúria, proteínúria, hipoproteinemia e hiperlipidemia.
síndrome ocular simpática
Síndrome de Claude Bernard Horner.
síndrome opsomioclónica
Síndrome neurológica que se caracteriza por alterações cerebelosas com movimentos involuntários, de grau e intensidade variáveis, associados a movimentos rápidos de rotação dos olhos. É, em geral, provocada por um neuroblastoma.
síndrome paraneoplásica
Síndrome que é caracterizada pelo aparecimento de diversos tipos de alterações que estão relacionadas com a existência de uma neoplasia maligna, mas sem a existência de células malignas no local ou região afetada por aquelas alterações.
síndrome PEP
Síndrome POEMS.
síndrome piramidal
Síndrome em que se verificam perturbações da motricidade voluntária, provocadas por lesões dos feixes nervosos piramidais com paralisias, exagero dos reflexos osteotendinosos e sinal de Babinski positivo.
síndrome POEMS
Síndrome que reúne diversas afeções sistémicas, a que se associam polineuropatias e gamapatia monoclonal. Podem observar-se hepatoesplenomegalia, adenopatias disseminadas, ginecomastia masculina, atrofia dos testículos, amenorreia, diabetes, hipotiroidismo, hiperpigmentação, hipertricose, angiomas múltiplos. Podem ainda verificar-se mielomas localizados na coluna vertebral. É uma síndrome muito grave e mais frequente no sexo feminino.
sinónimo
síndrome de Cow Fucase; síndrome de PEP
síndrome poliálgica idiopática difusa
Síndrome que surge na mulher ansiosa e que se caracteriza por dores difusas, por vezes de localização regional, sem qualquer alteração física radiológica ou outra. É frequentemente acompanhada de fadiga e perturbações do sono.
síndrome pré-frontal
Síndrome frontal.
síndrome pré-menstrual
Conjunto de perturbações que surgem em algumas mulheres, alguns dias antes da menstruação, e que se manifestam com sensibilidade dolorosa uterina e ovárica, irritabilidade, distensão abdominal, tensão mamária, afrontamentos, insónias e polaquiúria.
síndrome radicular
Síndrome devida a lesão dos nervos medulares e que se manifesta por dores, hiperestesias ou hipoestesias, e por alterações motoras, tróficas e dos reflexos, de localização diversa, consoante os nervos lesados.
síndrome respiratória aguda grave
doença respiratória viral causada pelo coronavírus SARS-CoV, do género Betacoronavirus, identificado pela primeira vez em 2002, na China, que se transmite sobretudo por contacto com material infecioso (como gotículas de saliva ou secreções nasofaríngeas), geralmente com um período de incubação de dois a sete dias e cujos sinais prodrómicos se assemelham aos da gripe (febre, cefaleias, dores musculares, etc.), evoluindo posteriormente para tosse seca, dispneia e diarreia, podendo, nos casos mais graves, evoluir rapidamente para situações de pneumonia, hipoxemia e eventual morte; SARS
síndrome respiratória do Médio Oriente
doença respiratória viral causada pelo coronavírus MERS-CoV, do género Betacoronavirus, identificado pela primeira vez em 2012, na Arábia Saudita, transmissível por via zoonótica e de pessoa a pessoa, que apresenta um período de incubação de dois a 14 dias e cujas manifestações clínicas podem variar, embora os sintomas mais comuns incluam febre, tosse e dispneia, podendo também ocorrer náuseas, diarreia, vómitos e mialgias e, nos casos mais graves, evoluir para situações de pneumonia, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, pericardite e falência múltipla de órgãos, resultando em morte em cerca de 30% dos pacientes; MERS
síndrome rolândica
Síndrome frontal.
síndrome SAPHO
Síndrome em que se verificam lesões graves de acne e de psoríase pustulosa, alterações articulares periféricas e muito dolorosas com hiperostose e osteíte.
síndrome seca
Síndrome de Sjögren.
síndrome solar
Síndrome provocada por irritação do plexo solar de causas diversas (afeção gástrica, por exemplo). Manifesta-se por dores epigástricas, vómitos e tendência para o colapso.
síndrome TORCH
Síndrome do recém-nascido que se caracteriza por hepatoesplenomegalia, icterícia etrombopenia.
síndrome toxicopriva
Síndrome de abstinência.
síndrome vasovagal
Síndrome que se caracteriza por angústia precordial, ansiedade, dispneia e sensação de morte iminente.
síndrome vestibular
Síndrome provocada por uma lesão vestibular central ou periférica e caracterizada por perturbações da estática, perturbações da marcha, alterações do tono muscular e nistagmo.
síndrome WPW
Síndrome de Wolf Parkinson White.
nota:
Existem muitas outras síndromes, nomeadamente as que são conhecidas pelo nome dos autores que as descreveram (ver Personalização em terminologia médica).
Do grego syndromé «conclusão, encontro, reunião»
VEJA TAMBÉM
acne, afeção, agitação, alta, alveolar, amenorreia, angústia, anorexia, ansiedade, ânus, apatia, ardor, artéria, astenia, atrofia, auscultação, base, bochecha, braço, braquial, calcinose, canal, cardíaca, carótida, carotídeo, cauda, causa, cerebelo, cervical, claudicação, coagulação, colapso, colo, coluna, corpo, costela, cotovelo, crescimento, crise, cromossoma, deficiência, depressão, descoordenação, desidratação, desnutrição, diabetes, diarreia, dispneia, distensão, doença, dor, edema, emagrecimento, eminência, equilíbrio, esclerodermia, esmagamento, espasmo, esplenomegalia, estática, estenose, estrabismo, extremidade, face, facial, fadiga, febre, feixe, fenómeno, físico, frontal, genital, glândula, glicose, grau, gripe, hiperplasia, hipertensão, hipófise, hipotiroidismo, hirsutismo, icterícia, impressão, incubação, infecioso, ingestão, insuficiência, intensidade, intermitente, intersticial, irrigação, irritabilidade, irritação, largo, lesão, leucemia, libertação, lobo, local, localização, mal-estar, malformação, marcha, mastigação, mediano, médico, medula, meio, membro, memória, menstruação, mental, microcefalia, mieloide, morte, nariz, necrose, neoplasia, nervo, nistagmo, normal, nuca, obesidade, obstrução, ocular, oligúria, ombro, origem, osteíte, paresia, parótida, peito, pericardite, períneo, período, planta, plexo, pneumonia, poliúria, ponta, precoce, precordial, prolapso, proliferação, prurido, psíquico, psoríase, pulmonar, pulso, punho, raquidiano, recém-nascido, região, renal, rigidez, ruído, saliva, sangue, secreção, sensação, sensibilidade, sexo, sexual, sinal, sístole, solar, sono, sopro, substância, sudação, surdez, tabagismo, taquicardia, tecido, tensão, terminologia, tibial, tipo, tórax, tosse, traumatismo, trombocitopenia, variável, vascular, vertebral, vestibular, via, viral, voltagem, volume
VER +
Porto Editora – síndrome no Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-02 06:59:50]. Disponível em