taquicardia

nome feminino
Pulsação cardíaca muito acelerada (acima das 100 pulsações por minuto). Taquirritmia.
taquicardia auricular
Taquicardia que tem como origem um centro de comando auricular, (em geral entre 150 e 200 pulsações por minuto). Tem características paroxísticas.
taquicardia auriculoventricular
Tipo de taquicardia que é originada junto da feixe de His ou no nó de Keith e Flack e que pode evidenciar-se sob diferentes formas (taquicardia sinusal, flutter auricular, taquicardia atrial, taquicardia nodal e fibrilhação auricular).
taquicardia paroxística essencial
Crises de taquicardia heterotópica paroxística intervaladas por períodos de pulsações cardíacas normais.
sinónimo
doença de Bouveret
taquicardia sinusal
Taquicardia superior a 100 pulsações por minuto. É provocada por um excesso de atividade do nódulo sinusal ou sinoauricular (o mesmo que taquicardia auriculoventricular).
taquicardia supraventricular
Taquicardia regular (superior a 140 pulsações por minuto). Surge quando os impulsos elétricos anómalos originados nas aurículas passam a controlar a frequência cardíaca originada no nódulo sinusal.
taquicardia ventricular
Taquicardia regular de complexos largos, desencadeada por cima da bifurcação do tronco do feixe de His com cerca de 180 pulsações por minuto.
De taqui- e do grego kardia «coração» e -ia
Como referenciar: taquicardia in Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-26 22:21:30]. Disponível na Internet: