tifo

nome masculino
Designação dada a um grupo de doenças infetocontagiosas agudas provocadas por Rickettsias e que são transmitidas ao homem através de picadas de insetos artrópodos. As diversas formas de tifo podem surgir de forma epidémica ou endémica e, em geral, manifestam-se com um quadro clínico semelhante, em que os sintomas dominantes são a febre, os exantemas, as hemorragias e as perturbações nervosas.
tifo abdominal
Febre tifoide. Pode ter esta designação apesar de ser devida à Salmonella typhi e não a uma Rickettsia.
tifo amarílico
Febre amarela.
tifo australiano
Forma de tifo provocada pela Rickettsia australi e que tem como principais sintomas cefaleias intensas e conjuntivite.
sinónimo
tifo de Queensland
tifo benigno
Doença de Brill.
tifo da Manchúria
Forma de tifo hemorrágico benigno,identificado durante a guerra russo-japonesa. É provocado pela Rickettsia sibirica.
tifo da Sibéria
Doença provocada pela Rickettsia sibirii.
tifo de São Paulo
Forma de tifo endémico da região de São Paulo, provocada pela picada de piolhos que transmite a Rickettsia rickettsii.
tifo epidémico
Surge em situações de grandes aglomerados de indivíduos onde os recursos higiénicos são escassos ou mesmo nulos. Manifesta-se com febre alta, pápulas e máculas e depressão profunda.
tifo exantemático
Tifo muito semelhante ao anterior e que surge nas mesmas condições, mas que é caracterizado pela existência de extensas lesões petequiais.
tifo mexicano
Tifo semelhante ao tifo epidémico provocado pela picada de pulgas (Xenopsylla cheopis) dos ratos, que transmitem a Rickettsia mooseri. Tem diferentes designações consoante a região geográfica onde tem sido observado.
tifo murino
Forma ligeira de tifo epidémico provocado pela Rickettsia typhi e transmitida ao homem pela picada de pulgas do rato ou da ratazana.
tifo scrub
Forma de tifo muito semelhante à doença de tsutsugamushi, que surge especialmente no Pacífico e é provocada pela Rickettsia orientalis.
Do grego týphos «estupor»
Como referenciar: tifo in Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-16 05:44:16]. Disponível na Internet: