vias

nome feminino plural
Acessos.
sinónimo
passagens
vias aéreas
Designação dada ao conjunto de estruturas anatómicas (boca, nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos) por onde passa o ar inspirado e expirado, após terem sido efetuadas as trocas gasosas.
vias biliares
Conjunto de canais por onde passa a bílis. Existem canais biliares dentro do fígado e fora do fígado. Os primeiros designam-se vias biliares ou canais intra-hepáticos e são constituídos por canalículos que transportam a bílis formada nas células hepáticas e que se reúnem em canais mais volumosos, o canal hepático direito e o canal hepático esquerdo, que se reúnem formando o canal hepático comum. As segundas, os canais ou vias biliares extra-hepáticos que são constituídos pelo canal hepático comum, que após se ter reunido com o canal cístico (que conduz a bílis desde a vesícula) vai formar o colédoco, que lança a bílis no duodeno.
vias urinárias
Conjunto de estruturas anatomofisiológicas que transportam a urina desde o rim até ao exterior (cálices, bacinete, uretero, bexiga e uretra).
Do latim via
ANAGRAMAS
Como referenciar: vias in Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-27 21:06:54]. Disponível na Internet: