FAQS E CONTACTO
PERGUNTAS FREQUENTES
Nesta área procuramos responder às suas questões ou dúvidas relacionadas com o nosso serviço.
a infopédia
O que é a infopedia.pt?
Da responsabilidade e propriedade do Grupo Porto Editora, a infopedia.pt é a maior base lexicográfica em português, disponibilizando 37 dicionários em 12 línguas.
Em língua portuguesa, destacam-se os seguintes:
- Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico;
- Língua Gestual Portuguesa;
- Língua Portuguesa sem Acordo Ortográfico;
- Básico Ilustrado de Língua Portuguesa;
- Verbos Portugueses;
- Siglas e Abreviaturas;
- Toponímia;
- Antroponímia;
- Termos Médicos;
- Locuções Latinas e Expressões Estrangeiras;
- Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Disponibilizamos ainda conteúdos de diversas línguas distribuídos pelos seguintes dicionários:
- Português – Inglês
- Inglês – Português
- Verbos Ingleses
- Português – Espanhol
- Espanhol – Português
- Verbos Espanhóis
- Português – Francês
- Francês – Português
- Verbos Franceses
- Português – Alemão
- Alemão – Português
- Português – Italiano
- Italiano – Português
- Verbos Italianos
- Português – Neerlandês
- Neerlandês – Português
- Português – Chinês
- Chinês – Português
- Português – Tétum
- Tétum – Português
- Inglês – Tétum
- Tétum – Inglês
- Português – Grego
- Grego – Português
- Português – Sueco
- Sueco – Português
Integra ainda, associada aos dicionários, uma área de artigos de cariz enciclopédico, linguístico e gráfico, permitindo a pesquisa e a utilização dos seus recursos em contexto escolar, profissional ou familiar. Refira-se que o Dicionário de Língua Portuguesa inclui os nomes portugueses das aves de todo o mundo, nomenclatura elaborada por Paulo Paixão, que a cedeu gentilmente.
Na área Livros e Autores destacamos a produção literária nacional e internacional com as novidades literárias mais recentes, as nossas recomendações e as mensagens e vídeos exclusivos dos autores.
A infopedia.pt conta ainda com jogos lúdico-educativos onde pode testar a sua capacidade na deteção de erros ortográficos ou, simplesmente, treinar as suas habilidades na tradução para inglês, francês e espanhol.
Destaca-se ainda a área do Bom Português, que dispensa apresentações. Aqui fazemos questão de esclarecer as dúvidas mais frequentes da Língua Portuguesa com explicações claras e sucintas.
Como posso aceder ao Dicionário da Língua Portuguesa?
Qualquer plano de subscrição da infopedia.pt permite-lhe o acesso a todo o site.
No entanto, se desejar aceder apenas ao Dicionário da Língua Portuguesa, poderá fazê-lo usufruindo do acesso gratuito e sem qualquer registo* àquele dicionário disponibilizado pela infopedia.pt.
*A Porto Editora alerta, porém, que poderá, apesar do mencionado, vir a alterar as condições acima referidas e solicitar a qualquer altura um registo aos utilizadores do seu serviço.
Tenho de pagar para utilizar o serviço?
A utilização do serviço infopedia.pt está sujeita ao pagamento de uma subscrição. Existem diferentes planos de subscrição, entre os quais deverá selecionar aquele que lhe é mais conveniente:
LICENÇA INDIVIDUAL - para utilizadores particulares;
LICENÇA PRO INDIVIDUAL - também para utilizadores particulares, mas profissionais e que, por isso, necessitam de um número ilimitado de consultas;
LICENÇA PRO 5 - para instituições, bibliotecas, empresas e profissionais liberais.
Se preferir, pode solicitar-nos um tarifário à sua medida.
Para se informar sobre os custos dos diferentes planos, consulte os tarifários.
Porque devo subscrever o serviço infopedia.pt?
A infopedia.pt proporciona, com a chancela da Porto Editora:
- Qualidade dos conteúdos disponibilizados.
- Rapidez e comodidade no acesso a informação fidedigna.
- Rigor e atualidade nas entradas dos dicionários disponíveis.
- Precisão nas traduções dos dicionários de línguas apresentados.
- Diversidade nos milhares de documentos enciclopédicos associados às entradas dos dicionários.
- Facilidade e intuição na pesquisa e navegação do serviço.
- Hiperligação total nas entradas e nos artigos enciclopédicos de apoio, permitindo pesquisas imediatas e extensivas.
Quanto custa o serviço?
O custo da subscrição depende do plano escolhido.
Para saber mais sobre este assunto, consulte os tarifários.
Que tipos de subscrição existem?
Existem diferentes tipos ou planos de subscrição:
LICENÇA INDIVIDUAL e LICENÇA INDIVIDUAL - 3 MESES - destinado a utilizadores particulares, permite o acesso ao serviço apenas a um utilizador.
LICENÇA PRO INDIVIDUAL - destinado a particulares que exigem um número de consultas ilimitado, permite dois acessos simultâneos ao serviço.
LICENÇA PRO 5 - destinado a instituições, bibliotecas, empresas e profissionais liberais, permite cinco acessos simultâneos ao serviço.
Para ver todas as condições ou solicitar um tarifário profissional à medida, consulte a nossa página de tarifários.
Qual o limite de consultas associado a cada tipo de subscrição?
Conforme o plano escolhido, pode ou não existir um limite para o número de consultas durante o prazo de subscrição.
Para saber mais sobre este assunto, consulte, por favor, a nossa página de tarifários e os Termos e Condições de Acesso.
O serviço infopedia.pt está disponível para que países?
O serviço infopedia.pt está disponível na Internet para utilizadores de qualquer país.
No entanto, o utilizador terá de, ao subscrever o serviço, aceitar os Termos e Condições de Acesso.
Em termos legais, o site foi criado e encontra-se em funcionamento de acordo com as leis portuguesas.
Qualquer litígio relativo ao serviço infopedia.pt será regulado pela legislação em vigor, sendo competentes unicamente os tribunais portugueses.
A minha empresa pode fazer a subscrição do serviço? E enviam-nos a fatura?
O serviço infopedia.pt disponibiliza um plano especialmente dirigido a empresas - Licença Pro 5.
Qualquer subscritor tem direito a receber a fatura correspondente ao seu pagamento.
Para se informar sobre os custos dos diferentes planos, consulte os tarifários.
Posso receber a fatura relativa à subscrição do serviço?
Durante o processo de subscrição ou renovação de subscrição, poderá sempre solicitar a emissão de uma fatura.
processo de subscrição
Quais são os métodos de pagamento disponíveis na infopedia.pt?
Os meios de pagamento disponíveis são o Multibanco, Cartão de Crédito e MB Way.
Não quero utilizar o meu cartão de crédito na Internet. Existe algum outro modo de pagamento?
Para além do cartão de crédito, poderá também recorrer ao Multibanco e MB Way.
Se eu fizer a subscrição e, mais tarde, alterar a minha decisão, existe algum período durante o qual a possa anular?
Apenas é possível anular a pré-subscrição.
Uma vez ativada a subscrição, o utilizador poderá cancelá-la na área Gestão de Conta, mas não serão devolvidos quaisquer valores cobrados.
Quero oferecer a subscrição da Infopédia. Como devo proceder?
Para inteirar-se da oferta dos nossos produtos, contacte, por favor, o nosso Serviço de Apoio através do Formulário de Contacto.
Posso aceder imediatamente ao serviço após ter feito a subscrição?
Sim, pode. No entanto, terá de ter em conta que se o pagamento escolhido for o Multibanco, apenas poderá usufruir integralmente do serviço a partir do momento em que a sua subscrição for efetivamente validada, ou seja, quando os nossos serviços receberem a confirmação da sua ordem de pagamento.
É possível alterar a duração da minha subscrição?
A duração da subscrição só poderá ser alterada aquando da renovação da mesma.
Existe algum tipo de limite de utilização da Infopedia.pt para além da duração da subscrição?
Sim. Todos os tipos de subscrição estão sujeitos a controlo de acessos:
LICENÇA INDIVIDUAL e LICENÇA INDIVIDUAL - 3 MESES - destinado a utilizadores particulares, permite o acesso ao serviço apenas a um utilizador.
LICENÇA PRO INDIVIDUAL - destinado a particulares que exigem um número de consultas ilimitado, permite dois acessos simultâneos ao serviço.
LICENÇA PRO 5 - destinado a instituições, bibliotecas, empresas e profissionais liberais, permite cinco acessos simultâneos ao serviço.
Para ver todas as condições ou solicitar um tarifário profissional à medida, consulte a nossa página de tarifários.
Resido no estrangeiro e, ao tentar preencher o formulário para me subscrever, não consegui inserir o código postal relativo à região onde vivo. Como posso fazê-lo?
Se a configuração do seu código postal não é a que o formulário lhe apresenta por defeito, selecione primeiro o país e, só depois, insira o código postal correspondente. Se detetar alguma dificuldade neste processo, por favor, contacte o nosso Serviço de Apoio Técnico através do Formulário de Contacto.
Logo depois de fazer uma subscrição, tentei aceder a Renovar Subscrição mas não consegui. Porquê?
O processo de renovação fica indisponível enquanto decorre o processamento de pagamento de uma subscrição. Se desejar alterar algum dado da sua subscrição/renovação, deverá, antes que a mesma seja efetivamente validada, contactar o nosso Serviço de Apoio Técnico através do Formulário de Contacto.
O que é que acontece quando acaba o período de subscrição?
Antes do fim do período de subscrição, será informado, via e-mail, sobre como deverá proceder para efetuar a renovação do acesso ao serviço.
Como cancelar a minha subscrição?
Pode solicitar o cancelamento da sua subscrição através do formulário de contacto, mas não serão devolvidos quaisquer valores cobrados.
O que acontece se esgotar o meu número de acessos simultâneos?
Só terá acesso simultâneo ao serviço o número de utilizadores subscritos.
Quando tentar aceder ao serviço e todos os acessos simultâneos estiverem a ser utilizados, será feito de forma automática o logout do mais antigo.
a minha conta
Esqueci-me da minha password. Como posso recuperá-la?
Selecionando a opção "Recuperar password" que se encontra na caixa de acesso ao site. Depois, siga as instruções.
Não consigo aceder ao serviço. O que tenho que fazer?
Deverá, antes de mais, verificar se está a digitar corretamente o login e a password.
Caso o problema persista, contacte o nosso serviço de Suporte Técnico através do Formulário de Contacto.
Não se esqueça, por favor, de indicar o endereço de e-mail e o plano subscrito.
O que é uma consulta?
Consulta é o acesso a um conteúdo final.
Entende-se por "conteúdo final" uma entrada completa, com ou sem artigos enciclopédicos de apoio, uma definição, tradução ou conjugação verbal.
Como posso alterar as informações da minha conta (por exemplo, os dados pessoais)?
Na área de gestão da conta poderá encontrar todas as informações relativas ao subscritor e aos dados passíveis de alteração.
O Gestor de Conta pode criar subcontas?
Um Gestor de Conta, desde que subscritor de um plano Empresarial, pode criar, alterar ou anular subcontas, assim como definir e controlar o acesso dos titulares das subcontas às diferentes áreas do serviço.
Como Gestor de Conta, quantas subcontas posso criar?
Se é subscritor de um plano Empresarial pode criar subcontas até um máximo de 4 vezes o número de acessos subscritos. Por exemplo, se subscreveu a Licença Pro 5, cujo plano permite 5 acessos simultâneos, poderá criar, no máximo, 20 subcontas.
Subscrevi a Infopédia. Posso criar subcontas?
Pode, desde que tenha subscrito um plano empresarial, como a Licença Pro 5. Apenas estes tarifários permitem a criação de subcontas.
Porque é que posso aceder ao serviço sem ter de inserir o meu login?
Quando acede à Infopédia pela primeira vez e introduz a sua chave de acesso, é instalado automaticamente um ficheiro no disco duro do computador que está a utilizar. Este ficheiro, denominado "cookie", passa a identificar o computador através do qual acedeu ao serviço, relacionando-o com o utilizador (login) e facilitando, desse modo, a navegação e a personalização do serviço (atenção: a utilização de "cookies" é uma prática corrente na generalidade dos links, podendo o subscritor predefinir a aceitação ou não deste tipo de ficheiro no seu browser).
Posteriormente, sempre que aceder ao serviço utilizando o computador onde foi instalado o "cookie", o seu login será reconhecido; no entanto, por questões de segurança que visam sobretudo a salvaguarda do utilizador, será sempre necessária a inserção da password.
Em alguns browsers, porém, surge uma janela onde o utilizador pode permitir ou não a memorização da password. A opção aqui tomada é de total responsabilidade do utilizador, não podendo ser imputável ao Grupo Porto Editora, fornecedor do serviço, nenhum tipo de dano causado ao subscritor pela decisão por este tomada.
Nota: Diferentes browsers podem apresentar diferentes comportamentos relativamente às opções atrás descritas.
Por que razão, embora eu tenha optado pela memorização da password, a caixa de login apresenta o campo "password" em branco?
Alguns browsers permitem a memorização da password, relacionando-a com o login; contudo, por questões de segurança que visam sobretudo a salvaguarda do utilizador, é necessário, por vezes e dependendo dos browsers, realizar uma qualquer ação no campo "login", como, por exemplo, posicionar o cursor no final do login e carregar na tecla Enter ou reeditar o login ou parte dele.
questões técnicas
Que tipos de pesquisa se podem fazer na infopedia.pt?
A infopedia.pt é um repositório multimédia online que apresenta as definições ou traduções de dezenas de dicionários e um vasto conteúdo enciclopédico associado às entradas, bem como a possibilidade de consultar dúvidas de língua portuguesa esclarecidas.
É possível a pesquisa de milhões de formas através da:
Pesquisa direta - por inserção de uma palavra ou expressão;
Hiperligação Total - sistema avançado de links que permite a consulta do desenvolvimento/entrada de dicionário de determinada palavra, incluída numa definição, tradução ou texto enciclopédico.
Pode ainda pesquisar dúvidas de língua associadas a entradas, digitando palavras-chave.
Quais os requisitos mínimos do meu computador para poder utilizar o serviço?
Para utilizar o serviço, o seu computador necessita de:
- uma ligação à internet;
- a última versão dos browsers mais utilizados (Chrome, Firefox, Edge, Safari).
Necessito de uma ligação em banda larga (cabo ou fibra) para aceder ao serviço?
Não. Qualquer tipo de ligação serve para poder utilizar o serviço. Naturalmente que quanto mais rápida for a sua ligação, mais rápido e eficaz será o serviço.
Quais são os contactos do serviço de apoio técnico?
O serviço de Apoio Técnico da infopedia.pt pode ser acedido através do Formulário de Contacto.
Não consigo visualizar o site, na íntegra. O que devo fazer?
A incapacidade de visualizar corretamente a Infopédia deve-se provavelmente a alguma desatualização do navegador.
Certifique-se de ter a última versão dos browsers mais utilizados (Chrome, Firefox, Edge, Safari).
Como posso aceder a infopedia.pt, tendo um bloqueador de janelas pop-up instalado no computador?
Uma pop-up é uma janela independente, alojada numa página da Internet, que abre automaticamente sobre o conteúdo da página consultada sempre que o utilizador acede a determinado site. Um bloqueador de janelas pop-up é um programa desenvolvido com a finalidade de impedir que a maioria daquelas janelas abra.
Há, no entanto, muitos casos em que a abertura de pop-ups é imprescindível para uma correta visualização do site, como é o caso da Infopédia. Se, quando tentar aceder a www.infopedia.pt, surgir alguma mensagem a alertar que existe um bloqueador de pop-ups, deverá desativar ou configurar aquele utilitário de modo a que possa ter acesso ao site. Apresentamos, de seguida, algumas indicações que o poderão ajudar na configuração de alguns dos principais programas bloqueadores de pop-ups.
Barra Google
Para desativar o bloqueador, selecione, na própria barra, o botão "n blocked" (ou "n pop-ups bloqueadas"), que passará a mostrar "Site popups allowed" (ou "Permitir pop-ups neste site").
Norton Internet Security
Para desativar o bloqueador, abra o Norton Internet Security e clique sobre "Ad Blocking" (ou "Bloqueio de Anúncio"). Seguidamente, selecione "Configure" (ou "Configurar") e desative a opção "Turn on Popup Window Blocking" (ou "Ativar o Bloqueador de Janelas Pop-up". Confirme a sua escolha, clicando em OK, e feche o programa.
Acabei de renovar o meu acesso mas não consigo aceder. Que fazer?
Verifique se ainda está com a ligação ao serviço ativa (login); se for o caso, por favor faça logout e login novamente, para que o sistema atualize os dados do seu acesso.
termos e direitos de utilização
Como referencio na bibliografia do meu trabalho os conteúdos da infopedia.pt?
No final de cada entrada de dicionário ou artigo enciclopédico, poderá encontrar a forma mais correta de referenciar os nossos conteúdos. O serviço infopedia.pt segue, em termos de referências bibliográficas, a Norma Portuguesa NP 405-4.
Para consultar o texto integral dos Termos e Condições de Acesso ao serviço infopedia.pt, clique aqui.
Posso utilizar os textos e imagens da infopedia.pt para fins profissionais?
Os conteúdos da infopedia.pt podem ser utilizados para fins profissionais, desde que os mesmos se revistam de carácter privado e sejam devidamente referenciados.
Posso utilizar os textos e imagens da infopedia.pt para trabalhos escolares?
Sim. Os conteúdos da infopedia.pt podem ser utilizados para fins académicos e/ou escolares, desde que devidamente referenciados.
Posso colocar um link para a infopedia.pt no meu site?
Qualquer ligação ao site infopedia.pt é da inteira responsabilidade do respetivo site, não podendo ser mencionado qualquer tipo de apoio, por parte do serviço infopedia.pt a esse mesmo site, sem a respetiva autorização do Grupo Porto Editora. O Grupo Porto Editora reserva-se o direito de exigir a supressão de qualquer ligação (link) que considerar menos própria, sendo este critério exclusivamente da responsabilidade do Grupo Porto Editora.
O site infopedia.pt não pode ser incluído num frame de qualquer outro site sem a expressa autorização do Grupo Porto Editora.
Quais são os termos de utilização do serviço?
Para consultar o texto integral dos termos e condições de acesso ao serviço infopedia.pt, clique aqui.
CONTACTO
Preencha o formulário abaixo, selecionando o assunto que mais se adequa ao seu caso.