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PERGUNTAS FREQUENTES

Nesta área procuramos responder às suas questões ou dúvidas relacionadas com o nosso serviço.

Da responsabilidade e propriedade do Grupo Porto Editora, a infopedia.pt é a maior base lexicográfica em português, disponibilizando 35 dicionários em 12 línguas.

Em língua portuguesa, destacam-se os seguintes:

  • Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico;
  • Língua Gestual Portuguesa;
  • Língua Portuguesa sem Acordo Ortográfico;
  • Básico Ilustrado de Língua Portuguesa;
  • Verbos Portugueses;
  • Siglas e Abreviaturas;
  • Toponímia;
  • Antroponímia;
  • Termos Médicos;
  • Locuções Latinas e Expressões Estrangeiras;
  • Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Disponibilizamos ainda conteúdos de diversas línguas distribuídos pelos seguintes dicionários:

  • Português – Inglês
  • Inglês – Português
  • Verbos Ingleses
  • Português – Espanhol
  • Espanhol – Português
  • Verbos Espanhóis
  • Português – Francês
  • Francês – Português
  • Verbos Franceses
  • Português – Alemão
  • Alemão – Português
  • Português – Italiano
  • Italiano – Português
  • Verbos Italianos
  • Português – Neerlandês
  • Neerlandês – Português
  • Português – Chinês
  • Chinês – Português
  • Português – Tétum
  • Tétum – Português
  • Português – Grego
  • Grego – Português
  • Português – Sueco
  • Sueco – Português

Integra ainda, associado aos dicionários, um vasto conjunto de conteúdos de cariz enciclopédico, linguístico e gráfico, permitindo a pesquisa e a utilização dos seus recursos em contexto escolar, profissional ou familiar. Refira-se que o Dicionário de Língua Portuguesa inclui os nomes portugueses das aves de todo o mundo, nomenclatura elaborada por Paulo Paixão, que a cedeu gentilmente.

Na área Livros e Autores destacamos a produção literária nacional e internacional com as novidades literárias mais recentes, as nossas recomendações e as mensagens e vídeos exclusivos dos autores.

A infopedia.pt conta ainda com uma área de jogos lúdico-educativos onde pode testar a sua capacidade na deteção de erros ortográficos ou, simplesmente, treinar as suas habilidades na tradução para inglês, francês e espanhol.

Destaca-se ainda a área do Bom Português, que dispensa apresentações. Aqui fazemos questão de esclarecer as dúvidas mais frequentes da Língua Portuguesa com explicações claras e sucintas.

Qualquer plano de subscrição da infopedia.pt lhe permite o acesso, como Gestor de Conta, a todo o site.

No entanto, se desejar aceder apenas ao Dicionário da Língua Portuguesa, poderá fazê-lo usufruindo do acesso gratuito e sem qualquer registo* àquele dicionário disponibilizado pela infopedia.pt.

*A Porto Editora alerta, porém, que poderá, apesar do mencionado, vir a alterar as condições acima referidas e solicitar a qualquer altura um registo aos utilizadores do seu serviço.

A utilização do serviço infopedia.pt está sujeita ao pagamento de uma subscrição. Existem diferentes planos de subscrição, entre os quais deverá selecionar aquele que lhe é mais conveniente:

LICENÇA INDIVIDUAL - destinados a utilizadores particulares; 

LICENÇA PRO INDIVIDUAL - também destinados a utilizadores particulares, mas profissionais e que, por isso, necessitam de um número mais elevado de consultas;

LICENÇA PRO 5 - destinado a instituições, bibliotecas, empresas e profissionais liberais. 

Para se informar sobre os custos dos diferentes planos, consulte os tarifários.

A infopedia.pt proporciona, com a chancela da Porto Editora:

- Qualidade dos conteúdos disponibilizados.

- Rapidez e comodidade no acesso a informação fidedigna.

- Rigor e atualidade nas entradas dos 35 dicionários disponíveis.

- Precisão nas traduções dos dicionários de línguas apresentados.

- Diversidade nos milhares de documentos enciclopédicos associados às entradas dos dicionários.

- Facilidade e intuição na pesquisa e navegação do serviço.

- Hiperligação total nas entradas e nos artigos enciclopédicos de apoio, permitindo pesquisas imediatas e extensivas.

 

 

O custo da subscrição depende do plano escolhido.

Para saber mais sobre este assunto, consulte os tarifários.

 

Existem diferentes tipos ou planos de subscrição:

LICENÇA INDIVIDUAL e LICENÇA INDIVIDUAL - 3 MESES  - destinado a utilizadores particulares, permite o acesso ao serviço apenas a um utilizador.

LICENÇA PRO INDIVIDUAL - destinado a particulares que exigem um número de consultas ilimitado, permite dois acessos simultâneos ao serviço.

LICENÇA PRO 5 - destinado a instituições, bibliotecas, empresas e profissionais liberais, permite cinco acessos simultâneos ao serviço.

Para ver todas as condições ou solicitar um tarifário profissional à medida, consulte a nossa página de tarifários.

Conforme o plano escolhido, pode ou não existir um limite para o número de consultas durante o prazo de subscrição.


Para saber mais sobre este assunto, consulte, por favor, a nossa página de tarifários. e os Termos e Condições de Acesso.

O serviço infopedia.pt está disponível na Internet para utilizadores de qualquer país.
No entanto, o utilizador terá de, ao subscrever o serviço, aceitar os Termos e Condições de Acesso.

Em termos legais, o site foi criado e encontra-se em funcionamento de acordo com as leis portuguesas.

Qualquer litígio relativo ao serviço infopedia.pt será regulado pela legislação em vigor, sendo competentes unicamente os tribunais portugueses.

O serviço infopedia.pt disponibiliza um plano especialmente dirigido a empresas - Licença Pro 5.

Qualquer subscritor tem direito a receber a fatura correspondente ao seu pagamento.

Para se informar sobre os custos dos diferentes planos, consulte os tarifários.

Durante o processo de subscrição ou renovação de subscrição, poderá sempre solicitar a emissão de uma fatura.

Os meios de pagamento permitidos são o Multibanco ou o Cartão de Crédito.

A infopedia.pt é um site que utiliza um certificado de autenticação de 128 bit, com a garantia da VerisignTM, disponibilizando-lhe a melhor tecnologia em segurança que existe na Internet.

Para além do cartão de crédito online, poderá também recorrer ao cartão de crédito offline, Multibanco, Cheque e Vale Postal.

Apenas é possível anular a pré-subscrição.
Uma vez ativada a subscrição, o utilizador poderá cancelá-la na área Gestão de Conta, mas não serão devolvidos quaisquer valores cobrados.

Para inteirar-se da oferta dos nossos produtos, contacte, por favor, o nosso Serviço de Apoio através do Formulário de Contacto.

Sim, pode. No entanto, terá de ter em conta que se o pagamento escolhido for efetuado offline - com recurso ao Cartão de Crédito offline, Multibanco, Cheque ou Vale Postal -, o subscritor apenas poderá usufruir integralmente do serviço a partir do momento em que a sua subscrição for efetivamente validada, ou seja, quando os nossos serviços receberem a confirmação da sua ordem de pagamento.

A duração da subscrição só poderá ser alterada aquando da renovação da mesma.

Sim. Todos os tipos de subscrição estão sujeitos a controlo de acessos:

LICENÇA INDIVIDUAL e LICENÇA INDIVIDUAL - 3 MESES  - destinado a utilizadores particulares, permite o acesso ao serviço apenas a um utilizador.

LICENÇA PRO INDIVIDUAL - destinado a particulares que exigem um número de consultas ilimitado, permite dois acessos simultâneos ao serviço.

LICENÇA PRO 5 - destinado a instituições, bibliotecas, empresas e profissionais liberais, permite cinco acessos simultâneos ao serviço.

Para ver todas as condições ou solicitar um tarifário profissional à medida, consulte a nossa página de tarifários.

Se a configuração do seu código postal não é a que o formulário lhe apresenta por defeito, selecione primeiro o país e, só depois, insira o código postal correspondente. Se detetar alguma dificuldade neste processo, por favor, contacte o nosso Serviço de Apoio Técnico através do Formulário de Contacto.

O processo de renovação fica indisponível enquanto decorre o processamento de pagamento de uma subscrição. Se desejar alterar algum dado da sua subscrição/renovação, deverá, antes que a mesma seja efetivamente validada, contactar o nosso Serviço de Apoio Técnico através do Formulário de Contacto.

Antes do fim do período de subscrição, será informado, via e-mail, sobre como deverá proceder para efetuar a renovação do acesso ao serviço.

A subscrição pode ser cancelada através da área Gestão de Conta, mas não serão devolvidos quaisquer valores cobrados.

Só terá acesso ao serviço o número de utilizadores subscritos.
Quando tentar aceder ao serviço e todos os acessos simultâneos estiverem, nesse momento, a ser utilizados, receberá a seguinte mensagem:
Atingiu o número máximo de sessões simultâneas disponíveis para a sua conta. Por favor, contacte o seu Gestor de Conta ou o nosso Serviço de Apoio Técnico através do Formulário de Contacto.

Selecionando a opção "Recuperar password" que se encontra na caixa de acesso ao site. Depois, siga as instruções.

Deverá, antes de mais, verificar se está a digitar corretamente o login e a password.
Caso o problema persista, contacte o nosso serviço de Suporte Técnico através do Formulário de Contacto.

Não se esqueça, por favor, de indicar o endereço de e-mail, os primeiro e último nomes, o login e o plano subscrito.

Consulta é o acesso a um conteúdo final.
Entende-se por "conteúdo final" uma entrada completa, com ou sem artigos enciclopédicos de apoio, uma definição, tradução ou conjugação verbal.

Na área de gestão da conta poderá encontrar todas as informações relativas ao subscritor e aos dados passíveis de alteração.

Um Gestor de Conta, desde que subscritor de um plano Licença Pro, pode criar, alterar ou anular subcontas, assim como definir e controlar o acesso dos titulares das subcontas às diferentes áreas do serviço.

Se é subscritor de um dos planos que lhe permitem a criação de subcontas - Licença Pro Individual ou Licença Pro 5 - pode criar subcontas até um máximo de 4 vezes o número de acessos subscritos. Por exemplo, se subscreveu a Licença Pro Individual, cujo plano permite 2 acessos simultâneos, poderá criar, no máximo, 8 subcontas.

Pode, desde que tenha subscrito os planos Licença Pro Individual ou Licença Pro 5. Apenas estes tarifários lhe permitem a criação de subcontas.

Quando acede à Infopédia pela primeira vez e introduz a sua chave de acesso, é instalado automaticamente um ficheiro no disco duro do computador que está a utilizar. Este ficheiro, denominado "cookie", passa a identificar o computador através do qual acedeu ao serviço, relacionando-o com o utilizador (login) e facilitando, desse modo, a navegação e a personalização do serviço (atenção: a utilização de "cookies" é uma prática corrente na generalidade dos links, podendo o subscritor predefinir a aceitação ou não deste tipo de ficheiro no seu browser).

Posteriormente, sempre que aceder ao serviço utilizando o computador onde foi instalado o "cookie", o seu login será reconhecido; no entanto, por questões de segurança que visam sobretudo a salvaguarda do utilizador, será sempre necessária a inserção da password.

Em alguns browsers, porém, surge uma janela onde o utilizador pode permitir ou não a memorização da password. A opção aqui tomada é de total responsabilidade do utilizador, não podendo ser imputável ao Grupo Porto Editora, fornecedor do serviço, nenhum tipo de dano causado ao subscritor pela decisão por este tomada.

Nota: Diferentes browsers podem apresentar diferentes comportamentos relativamente às opções atrás descritas.

Alguns browsers permitem a memorização da password, relacionando-a com o login; contudo, por questões de segurança que visam sobretudo a salvaguarda do utilizador, é necessário, por vezes e dependendo dos browsers, realizar uma qualquer ação no campo "login", como, por exemplo, posicionar o cursor no final do login e carregar na tecla Enter ou reeditar o login ou parte dele.

Se optou por memorizar a chave que lhe permite aceder à Infopédia mas, agora, pretende anular essa funcionalidade, terá simplesmente de, na opção Tools (Ferramentas) do seu browser, selecionar o item que deseja anular em Clear Private Data (Mozilla Firefox 5.0) ou Delete Browsing History (Internet Explorer 7.0...).

Nota: Diferentes browsers podem apresentar diferentes opções relativamente aos procedimentos atrás descritos.

A infopedia.pt é um repositório multimédia online que apresenta as definições ou traduções de dezenas de dicionários e um vasto conteúdo enciclopédico associado às entradas, bem como a possibilidade de consultar dúvidas de língua portuguesa esclarecidas.

É possível a pesquisa de milhões de formas através da:

Pesquisa direta - por inserção de uma palavra ou expressão;

Hiperligação Total - sistema avançado de links que permite a consulta do desenvolvimento/entrada de dicionário de determinada palavra, incluída numa definição, tradução ou texto enciclopédico.

Pode ainda pesquisar dúvidas de língua associadas a entradas, digitando palavras-chave.

Para utilizar o serviço, o seu computador necessita de:
- uma ligação à internet;
- a última versão dos browsers mais utilizados (Chrome, Firefox, Edge, Safari).

Não. Qualquer tipo de ligação serve para poder utilizar o serviço. Naturalmente que quanto mais rápida for a sua ligação, mais rápido e eficaz será o serviço.

O serviço de Apoio Técnico da infopedia.pt pode ser acedido através do Formulário de Contacto.

A incapacidade de visualizar corretamente a Infopédia deve-se provavelmente a alguma desatualização do navegador.

Certifique-se de ter a última versão dos browsers mais utilizados (Chrome, Firefox, Edge, Safari).


Uma pop-up é uma janela independente, alojada numa página da Internet, que abre automaticamente sobre o conteúdo da página consultada sempre que o utilizador acede a determinado site. Um bloqueador de janelas pop-up é um programa desenvolvido com a finalidade de impedir que a maioria daquelas janelas abra.

Há, no entanto, muitos casos em que a abertura de pop-ups é imprescindível para uma correta visualização do site, como é o caso da Infopédia. Se, quando tentar aceder a www.infopedia.pt, surgir alguma mensagem a alertar que existe um bloqueador de pop-ups, deverá desativar ou configurar aquele utilitário de modo a que possa ter acesso ao site. Apresentamos, de seguida, algumas indicações que o poderão ajudar na configuração de alguns dos principais programas bloqueadores de pop-ups.

Barra Google
Para desativar o bloqueador, selecione, na própria barra, o botão "n blocked" (ou "n pop-ups bloqueadas"), que passará a mostrar "Site popups allowed" (ou "Permitir pop-ups neste site").

Norton Internet Security
Para desativar o bloqueador, abra o Norton Internet Security e clique sobre "Ad Blocking" (ou "Bloqueio de Anúncio"). Seguidamente, selecione "Configure" (ou "Configurar") e desative a opção "Turn on Popup Window Blocking" (ou "Ativar o Bloqueador de Janelas Pop-up". Confirme a sua escolha, clicando em OK, e feche o programa.

Verifique se ainda está com a ligação ao serviço ativa (login); se for o caso, por favor faça logout e login novamente, para que o sistema atualize os dados do seu acesso.

No final de cada artigo de dicionário ou artigo de apoio, poderá encontrar a forma mais correta de referenciar os nossos artigos. O serviço infopedia.pt segue, em termos de referências bibliográficas, a Norma Portuguesa NP 405-4.

Para consultar o texto integral dos Termos e Condições de Acesso ao serviço infopedia.pt, clique aqui.

Os conteúdos da infopedia.pt podem ser utilizados para fins profissionais, desde que os mesmos se revistam de carácter privado e sejam devidamente referenciados.

Sim. Os conteúdos da infopedia.pt podem ser utilizados para fins académicos e/ou escolares, desde que devidamente referenciados.

Para consultar o texto integral dos termos e condições de acesso ao serviço infopedia.pt, clique aqui.

CONTACTO

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