A Infopédia
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O que é a infopedia.pt?
Da responsabilidade e propriedade do Grupo Porto Editora, a infopedia.pt é um site de referência, constituindo o maior repositório multimédia online de Dicionários monolingues e bilingues.
A infopedia.pt disponibiliza, mediante a subscrição do serviço, vários dicionários em língua portuguesa: Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico; Língua Gestual Portuguesa; Língua Portuguesa sem Acordo Ortográfico; Básico Ilustrado de Língua Portuguesa; Verbos Portugueses; Siglas e Abreviaturas; Toponímia; Antroponímia; Termos Médicos; Locuções Latinas e Expressões Estrangeiras; Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa;
Disponibiliza igualmente conteúdos que abrangem diversas línguas distribuídos por 21 dicionários bilingues: Português|Inglês, Inglês|Português e Verbos Ingleses; Português|Espanhol, Espanhol|Português e Verbos Espanhóis; Português|Francês, Francês|Português e Verbos Franceses; Português|Alemão e Alemão|Português; Português|Italiano e Italiano|Português; Português|Neerlandês e Neerlandês|Português; Português|Chinês e Chinês|Português; Português|Tétum e Tétum|Português; Português|Grego e Grego|Português.
A infopedia.pt disponibiliza ainda, associado aos dicionários, um vasto conjunto de matérias de cariz enciclopédico, linguístico e gráfico, permitindo a pesquisa e a utilização dos seus conteúdos quer em contexto escolar e profissional, quer em contexto familiar. A informação aqui encontrada reveste-se do rigor necessário para, por exemplo, a elaboração de um trabalho de casa ou o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa.
A infopedia.pt inclui também um repositório muito abrangente de dúvidas sobre língua portuguesa esclarecidas, elucidando sobre questões ortográficas (como escrever as palavras), gramaticais e lexicais.
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Como posso aceder ao Dicionário da Língua Portuguesa?
Qualquer plano de subscrição da infopedia.pt lhe permite o acesso, como Gestor de Conta, a todo o site.
No entanto, se desejar aceder apenas ao Dicionário da Língua Portuguesa, poderá fazê-lo usufruindo do acesso gratuito e sem qualquer registo* àquele dicionário disponibilizado pela infopedia.pt.
*A Porto Editora alerta, porém, que poderá, apesar do mencionado, vir a alterar as condições acima referidas e solicitar a qualquer altura um registo aos utilizadores do seu serviço. -
Tenho de pagar para utilizar o serviço?
A utilização do serviço infopedia.pt está sujeita ao pagamento de uma subscrição. Existem diferentes planos de subscrição, entre os quais deverá selecionar aquele que lhe é mais conveniente:
LICENÇA INDIVIDUAL - destinados a utilizadores particulares;
LICENÇA PRO INDIVIDUAL - também destinados a utilizadores particulares, mas profissionais e que, por isso, necessitam de um número mais elevado de consultas;
LICENÇA PRO 5 - destinado a instituições, bibliotecas, empresas e profissionais liberais.
Para se informar sobre os custos dos diferentes planos, consulte os tarifários. -
Porque devo subscrever o serviço infopedia.pt?
A infopedia.pt proporciona, com a chancela da Porto Editora:
- Qualidade dos conteúdos disponibilizados.
- Rapidez e comodidade no acesso a informação fidedigna.
- Rigor e atualidade nas entradas dos 30 dicionários disponíveis.
- Precisão nas traduções dos dicionários de línguas apresentados.
- Diversidade nos milhares de documentos enciclopédicos associados às entradas dos dicionários.
- Facilidade e intuição na pesquisa e navegação do serviço.
- Hiperligação total nas entradas e nos artigos enciclopédicos de apoio, permitindo pesquisas imediatas e extensivas.
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Quanto custa o serviço?
O custo da subscrição depende do plano escolhido.
Para saber mais sobre este assunto, consulte os tarifários. -
Que tipos de subscrição existem?
Existem diferentes tipos ou planos de subscrição:
LICENÇA INDIVIDUAL e LICENÇA INDIVIDUAL - 3 MESES - destinado a utilizadores particulares, permite o acesso ao serviço apenas a um utilizador.
LICENÇA PRO INDIVIDUAL - destinado a particulares que exigem um número de consultas ilimitado, permite dois acessos simultâneos ao serviço.
LICENÇA PRO 5 - destinado a instituições, bibliotecas, empresas e profissionais liberais, permite cinco acessos simultâneos ao serviço.
Para ver todas as condições ou solicitar um tarifário profissional à medida, consulte a nossa página de tarifários. -
Qual o limite de consultas associado a cada tipo de subscrição?
Conforme o plano escolhido, pode ou não existir um limite para o número de consultas durante o prazo de subscrição.
Para saber mais sobre este assunto, consulte, por favor, a nossa página de tarifários e os Termos e Condições de Acesso. -
O serviço Infopedia.pt está disponível para que países?
O serviço infopedia.pt está disponível na Internet para utilizadores de qualquer país.
No entanto, o utilizador terá de, ao subscrever o serviço, aceitar os Termos e Condições de Acesso.Em termos legais, o site foi criado e encontra-se em funcionamento de acordo com as leis portuguesas.
Qualquer litígio relativo ao serviço infopedia.pt será regulado pela legislação em vigor, sendo competentes unicamente os tribunais portugueses.
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A minha empresa pode fazer a subscrição do serviço? E enviam-nos a fatura?
O serviço infopedia.pt disponibiliza um plano especialmente dirigido a empresas - Licença Pro 5.
Qualquer subscritor tem direito a receber a fatura correspondente ao seu pagamento.
Para se informar sobre os custos dos diferentes planos, consulte os tarifários. -
Posso receber a fatura relativa à subscrição do serviço?
Durante o processo de subscrição ou renovação de subscrição, poderá sempre solicitar a emissão de uma fatura.
Processo de subscrição
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Quais são os métodos de pagamento possíveis na infopedia.pt?
Os meios de pagamento permitidos são o Multibanco ou o Cartão de Crédito.
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É seguro pagar com o meu cartão de crédito?
A infopedia.pt é um site que utiliza um certificado de autenticação de 128 bit, com a garantia da VerisignTM, disponibilizando-lhe a melhor tecnologia em segurança que existe na Internet.
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Não quero utilizar o meu cartão de crédito na Internet. Existe algum outro modo de pagamento?
Para além do cartão de crédito online, poderá também recorrer ao cartão de crédito offline, Multibanco, Cheque e Vale Postal.
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Se eu fizer a subscrição e, mais tarde, alterar a minha decisão, existe algum período durante o qual a possa anular?
Apenas é possível anular a pré-subscrição.
Uma vez ativada a subscrição, o utilizador poderá cancelá-la na área Gestão de Conta, mas não serão devolvidos quaisquer valores cobrados. -
Quero oferecer a subscrição da Infopédia. Como devo proceder?
Para inteirar-se da oferta dos nossos produtos, contacte, por favor, o nosso Serviço de Apoio através da página Centro de Contacto.
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Posso aceder imediatamente ao serviço após ter feito a subscrição?
Sim, pode. No entanto, terá de ter em conta que se o pagamento escolhido for efetuado offline - com recurso ao Cartão de Crédito offline, Multibanco, Cheque ou Vale Postal -, o subscritor apenas poderá usufruir integralmente do serviço a partir do momento em que a sua subscrição for efetivamente validada, ou seja, quando os nossos serviços receberem a confirmação da sua ordem de pagamento.
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É possível alterar a duração da minha subscrição?
A duração da subscrição só poderá ser alterada aquando da renovação da mesma.
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Existe algum tipo de limite de utilização da Infopedia.pt para além da duração da subscrição?
Sim. Todos os tipos de subscrição estão sujeitos a controlo de acessos:
LICENÇA INDIVIDUAL e LICENÇA INDIVIDUAL - 3 MESES - destinado a utilizadores particulares, permite o acesso ao serviço apenas a um utilizador.
LICENÇA PRO INDIVIDUAL - destinado a particulares que exigem um número de consultas ilimitado, permite dois acessos simultâneos ao serviço.
LICENÇA PRO 5 - destinado a instituições, bibliotecas, empresas e profissionais liberais, permite cinco acessos simultâneos ao serviço.
Para ver todas as condições ou solicitar um tarifário profissional à medida, consulte a nossa página de tarifários. -
Resido no estrangeiro e, ao tentar preencher o formulário para me subscrever, não consegui inserir o código postal relativo à região onde vivo. Como posso fazê-lo?
Se a configuração do seu código postal não é a que o formulário lhe apresenta por defeito, selecione primeiro o país e, só depois, insira o código postal correspondente. Se detetar alguma dificuldade neste processo, por favor, contacte o nosso Serviço de Apoio Técnico através da página Centro de Contacto.
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Logo depois de fazer uma subscrição, tentei aceder a Renovar Subscrição mas não consegui. Porquê?
O processo de renovação fica indisponível enquanto decorre o processamento de pagamento de uma subscrição. Se desejar alterar algum dado da sua subscrição/renovação, deverá, antes que a mesma seja efetivamente validada, contactar o nosso Serviço de Apoio Técnico através da página Centro de Contacto.
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O que é que acontece quando acaba o período de subscrição?
Antes do fim do período de subscrição, será informado, via email, sobre como deverá proceder para efetuar a renovação do acesso ao serviço.
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Como cancelar a minha subscrição?
A subscrição pode ser cancelada através da área Gestão de Conta, mas não serão devolvidos quaisquer valores cobrados.
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O que acontece se esgotar o meu número de acessos simultâneos?
Só terá acesso ao serviço o número de utilizadores subscritos.
Quando tentar aceder ao serviço e todos os acessos simultâneos estiverem, nesse momento, a ser utilizados, receberá a seguinte mensagem:
Atingiu o número máximo de sessões simultâneas disponíveis para a sua conta. Por favor, contacte o seu Gestor de Conta ou o nosso Serviço de Apoio Técnico através da página Centro de Contacto.
A minha conta
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Esqueci-me da minha password. Como posso recuperá-la?
Selecionando a opção "Recuperar password" que se encontra na caixa de acesso ao site. Depois, siga as instruções.
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Não consigo aceder ao serviço. O que tenho que fazer?
Deverá, antes de mais, verificar se está a digitar corretamente o login e a password.
Caso o problema persista, contacte o nosso serviço de Suporte Técnico através da página Centro de Contacto.
Não se esqueça, por favor, de indicar o endereço de e-mail, os primeiro e último nomes, o login e o plano subscrito. -
O que é uma consulta?
Consulta é o acesso a um conteúdo final.
Entende-se por "conteúdo final" uma entrada completa, com ou sem artigos enciclopédicos de apoio, uma definição, tradução ou conjugação verbal. -
Como posso alterar as informações da minha conta (por exemplo, os dados pessoais)?
Na área de gestão da conta poderá encontrar todas as informações relativas ao subscritor e aos dados passíveis de alteração.
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O Gestor de Conta pode criar subcontas?
Um Gestor de Conta, desde que subscritor de um plano Licença Pro, pode criar, alterar ou anular subcontas, assim como definir e controlar o acesso dos titulares das subcontas às diferentes áreas do serviço.
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Como Gestor de Conta, quantas subcontas posso criar?
Se é subscritor de um dos planos que lhe permitem a criação de subcontas - Licença Pro Individual ou Licença Pro 5 - pode criar subcontas até um máximo de 4 vezes o número de acessos subscritos. Por exemplo, se subscreveu a Licença Pro Individual, cujo plano permite 2 acessos simultâneos, poderá criar, no máximo, 8 subcontas.
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Subscrevi a Infopédia. Posso criar subcontas?
Pode, desde que tenha subscrito os planos Licença Pro Individual ou Licença Pro 5. Apenas estes tarifários lhe permitem a criação de subcontas.
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Porque é que posso aceder ao serviço sem ter de inserir o meu login?
Quando acede à Infopédia pela primeira vez e introduz a sua chave de acesso, é instalado automaticamente um ficheiro no disco duro do computador que está a utilizar. Este ficheiro, denominado "cookie", passa a identificar o computador através do qual acedeu ao serviço, relacionando-o com o utilizador (login) e facilitando, desse modo, a navegação e a personalização do serviço (atenção: a utilização de "cookies" é uma prática corrente na generalidade dos links, podendo o subscritor predefinir a aceitação ou não deste tipo de ficheiro no seu browser).
Posteriormente, sempre que aceder ao serviço utilizando o computador onde foi instalado o "cookie", o seu login será reconhecido; no entanto, por questões de segurança que visam sobretudo a salvaguarda do utilizador, será sempre necessária a inserção da password.
Em alguns browsers, porém, surge uma janela onde o utilizador pode permitir ou não a memorização da password. A opção aqui tomada é de total responsabilidade do utilizador, não podendo ser imputável ao Grupo Porto Editora, fornecedor do serviço, nenhum tipo de dano causado ao subscritor pela decisão por este tomada.
Nota: Diferentes browsers podem apresentar diferentes comportamentos relativamente às opções atrás descritas. -
Por que razão, embora eu tenha optado pela memorização da password, a caixa de login apresenta o campo "password" em branco?
Alguns browsers permitem a memorização da password, relacionando-a com o login; contudo, por questões de segurança que visam sobretudo a salvaguarda do utilizador, é necessário, por vezes e dependendo dos browsers, realizar uma qualquer ação no campo "login", como, por exemplo, posicionar o cursor no final do login e carregar na tecla Enter ou reeditar o login ou parte dele.
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Optei pela memorização do login, mas agora quero voltar atrás na minha decisão. O que posso fazer?
Se optou por memorizar a chave que lhe permite aceder à Infopédia mas, agora, pretende anular essa funcionalidade, terá simplesmente de, na opção Tools (Ferramentas) do seu browser, selecionar o item que deseja anular em Clear Private Data (Mozilla Firefox 5.0) ou Delete Browsing History (Internet Explorer 7.0...).
Nota: Diferentes browsers podem apresentar diferentes opções relativamente aos procedimentos atrás descritos.
Questões técnicas
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Que tipos de pesquisa se podem fazer na infopedia.pt?
A infopedia.pt é um repositório multimédia online que apresenta as definições ou traduções de 30 dicionários. Apresenta ainda um vasto conteúdo enciclopédico associado às entradas bem como a possibilidade de consultar dúvidas de língua portuguesa esclarecidas.
É possível a pesquisa de milhões de formas através da:
Pesquisa por Palavra - por inserção de uma palavra ou expressão;
Pesquisa Avançada - por inserção de uma palavra ou expressão, com possibilidade de selecionar vários itens de filtragem;
Hiperligação Total - sistema avançado de links que permite a consulta do desenvolvimento/entrada de dicionário de determinada palavra, incluída numa definição, tradução ou texto enciclopédico.
No site, pode pesquisar dúvidas de língua associadas a entradas, digitando palavras-chave.
As pesquisas podem tornar-se mais eficazes se o utilizador recorrer aos filtros disponíveis. -
Quais os requisitos mínimos do meu computador para poder utilizar o serviço?
Para utilizar o serviço, o seu computador necessita de:
- uma ligação à internet;
- a última versão dos browsers mais utilizados (Chrome, Firefox, Edge, Safari). -
Necessito de uma ligação em banda larga (cabo ou fibra) para aceder ao serviço?
Não. Qualquer tipo de ligação serve para poder utilizar o serviço. Naturalmente que quanto mais rápida for a sua ligação, mais rápido e eficaz será o serviço.
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Quais são os contactos do serviço de apoio técnico?
O serviço de Apoio Técnico da infopedia.pt pode ser acedido através da página Centro de Contacto.
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Não consigo visualizar o site, na íntegra. O que devo fazer?
A incapacidade de visualizar corretamente a Infopédia deve-se provavelmente a alguma desatualização do navegador.
Certifique-se de ter a última versão dos browsers mais utilizados (Chrome, Firefox, Edge, Safari).
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Como posso aceder a infopedia.pt, tendo um bloqueador de janelas pop-up instalado no computador?
Uma pop-up é uma janela independente, alojada numa página da Internet, que abre automaticamente sobre o conteúdo da página consultada sempre que o utilizador acede a determinado site. Um bloqueador de janelas pop-up é um programa desenvolvido com a finalidade de impedir que a maioria daquelas janelas abra.
Há, no entanto, muitos casos em que a abertura de pop-ups é imprescindível para uma correta visualização do site, como é o caso da Infopédia. Se, quando tentar aceder a www.infopedia.pt, surgir alguma mensagem a alertar que existe um bloqueador de pop-ups, deverá desativar ou configurar aquele utilitário de modo a que possa ter acesso ao site. Apresentamos, de seguida, algumas indicações que o poderão ajudar na configuração de alguns dos principais programas bloqueadores de pop-ups.Barra Google
Para desativar o bloqueador, selecione, na própria barra, o botão "n blocked" (ou "n pop-ups bloqueadas"), que passará a mostrar "Site popups allowed" (ou "Permitir pop-ups neste site").
Norton Internet Security
Para desativar o bloqueador, abra o Norton Internet Security e clique sobre "Ad Blocking" (ou "Bloqueio de Anúncio"). Seguidamente, selecione "Configure" (ou "Configurar") e desative a opção "Turn on Popup Window Blocking" (ou "Ativar o Bloqueador de Janelas Pop-up". Confirme a sua escolha, clicando em OK, e feche o programa. -
Acabei de renovar o meu acesso mas não consigo aceder. Que fazer?
Verifique se ainda está com a ligação ao serviço ativa (login); se for o caso, por favor faça logout e login novamente, para que o sistema atualize os dados do seu acesso.
Termos e direitos de utilização
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Como referencio na bibliografia do meu trabalho os conteúdos da infopedia.pt?
No final de cada artigo de dicionário ou artigo de apoio, poderá encontrar a forma mais correta de referenciar os nossos artigos. O serviço infopedia.pt segue, em termos de referências bibliográficas, a Norma Portuguesa NP 405-4.
Para consultar o texto integral dos Termos e Condições de Acesso ao serviço infopedia.pt, clique aqui.
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Posso utilizar os textos e imagens da infopedia.pt para fins profissionais?
Os conteúdos da infopedia.pt podem ser utilizados para fins profissionais, desde que os mesmos se revistam de carácter privado e sejam devidamente referenciados.
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Posso utilizar os textos e imagens da infopedia.pt para trabalhos escolares?
Sim. Os conteúdos da infopedia.pt podem ser utilizados para fins académicos e/ou escolares, desde que devidamente referenciados.
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Posso colocar um link para a infopedia.pt no meu site?
Qualquer ligação ao site infopedia.pt é da inteira responsabilidade do respetivo site, não podendo ser mencionado qualquer tipo de apoio, por parte do serviço infopedia.pt a esse mesmo site, sem a respetiva autorização do Grupo Porto Editora. O Grupo Porto Editora reserva-se o direito de exigir a supressão de qualquer ligação (link) que considerar menos própria, sendo este critério exclusivamente da responsabilidade do Grupo Porto Editora.
O site infopedia.pt não pode ser incluído num frame de qualquer outro site sem a expressa autorização do Grupo Porto Editora.
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Quais são os termos de utilização do serviço?
Para consultar o texto integral dos termos e condições de acesso ao serviço infopedia.pt, clique aqui.