- livros
- autores
- tem a palavra
Quando a História se entrelaça com a ficção
O segredo de Tomar nasceu de um fascínio pelos enigmas medievais que permanecem ocultos pelas sombras do desconhecido, sendo que não há nenhum tópico que desperte o imaginário das gerações hodiernas como a Ordem do Templo.
Conciliar um thriller com a investigação histórica era algo que há muitos anos me assolava a mente, mas aquilo que desencadeou o início desta aventura literária foi uma única questão: O que terão encontrado os Templários na Terra Santa?
Sendo Portugal um país onde a passagem templária é inegável e que serviu de refúgio para os cavaleiros, decidi levar o leitor a conhecer os segredos que ligam figuras incontornáveis da nossa História ao que os fundadores da Ordem terão descoberto em Jerusalém.
Visitei dezenas de localidades templárias, abordei historiadores e recorri aos maiores especialistas, para que o meu livro ficasse assente numa investigação cuidada. Quando o comecei a escrever, tive a oportunidade de ser aconselhado pelo Luís Miguel Rocha, o primeiro autor português a figurar no Top do New York Times e uma inspiração para mim, numa altura em que dava os primeiros passos no mundo da escrita.
O segredo de Tomar leva o leitor por entre criptas seculares, passagens subterrâneas e castelos templários, prometendo revelar uma verdade que pode mudar a História.
Rui Miguel Pinto