Lendas portuguesas

Lenda das Sete Cidades

ver mais

Beatriz e o Mouro

ver mais

A Raiva do Alva

ver mais

As Arcas de Montemor

ver mais

O Belo Suldório

ver mais

aloés

Designação vulgar de plantas arbustivas ou vivazes escaposas da família das Liliáceas, do género Aloe.
As espécies do género Aloe são plantas com folhas verdes, ovadas a linear-acuminadas, coriáceas, suculentas e espinhoso-dentadas.
As flores são tubulosas, de cor avermelhada ou amarelada, e dispostas em cachos ou panículas. Os frutos são cápsulas oblongas ou subglobosas, com numerosas sementes.
O aloé da espécie Aloe ferox, também conhecido por aloé-do-cabo, é uma planta de tronco curto, cujo tamanho varia entre os dois e cinco metros. As folhas são lanceoladas, geralmente numerosas, dispostas em roseta na base ou cimo do caule ou dos ramos. As flores agrupam-se em cacho compacto, geralmente simples e de pedúnculo não ramificado. O perianto apresenta a cor vermelho-alaranjada.
O aloé da espécie Aloe arborescens, também conhecido como aloé-candelabro ou babosa, é uma planta arbustiva, muito ramificada. As folhas reúnem-se em rosetas terminais densas. As flores são vermelhas e dispõem-se em inflorescências simples. É subespontânea em Portugal, embora originária da África do Sul, e floresce de dezembro a fevereiro.
O aloé da espécie Aloe vera, também designado aloé-dos-Barbados, babosa ou erva-babosa, é uma planta vivaz, com numerosas rosetas foliares basais. As folhas são triangular-lanceoladas e lisas. As flores são amarelas e dispõem-se em inflorescências simples, tipo cacho. A cápsula é oblonga.
Os aloés permitem a extração das folhas periféricas de um suco cicatrizante de uso externo.
A maioria é da África do Sul. Ocorrem também em Madagáscar, África Oriental, ilhas Canárias e parte sul da península da Arábia.
Existem naturalizadas no sul da Europa. No estado selvagem, o tamanho dos aloés varia com a região geográfica assim como o tamanho das folhas e as características morfológicas das inflorescências. Da mesma maneira, os aloés cultivados apresentam características que por vezes dificultam a sua identificação.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – aloés na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-11-30 14:31:57]. Disponível em
Lendas portuguesas

Lenda das Sete Cidades

ver mais

Beatriz e o Mouro

ver mais

A Raiva do Alva

ver mais

As Arcas de Montemor

ver mais

O Belo Suldório

ver mais