A Balada de Hill Street

Série televisiva policial norte-americana criada por Stephen Bochco, Hill Street Blues marcou o panorama da televisão em todo o mundo nos anos 80, pela sua componente realista e dramática. Com a criação desta série, o seu autor tornou-se um dos produtores mais requisitados da televisão norte-americana.
Estreou no canal NBC a 15 de janeiro de 1981 e conseguiu na sua primeira temporada nos Estados Unidos a nomeação para 21 Emmys, tornando-se uma das séries mais populares de sempre. Durou sete temporadas e o último episódio foi emitido a 12 de maio de 1987. Ao todo, esta série aclamada pela crítica recebeu 98 nomeações para os Emmys e 26 Globos de Ouro. O tema musical principal da série, da autoria de Mike Post, tornou-se um hit internacional. Em Portugal, a série estreou no dia 16 de outubro de 1981 e, aos poucos, conquistou e viciou o público.
Irreverente, A Balada de Hill Street passa-se numa esquadra policial numa cidade norte-americana, girando à volta dos acontecimentos dramáticos na vida dos polícias dessa esquadra. Mostra de uma forma realista o dia a dia dos agentes e o ambiente caótico em que se movem. Cada episódio centra-se num tema que corresponde a uma narrativa com um começo e um fim, contudo, alguns assuntos são desenvolvidos de um episódio para o outro, de forma a manter um fio condutor.
As figuras centrais são o capitão Frank Furillo (Daniel J. Travanti), chefe da esquadra com um passado de alcoólatra por resolver, que tem que lidar com a burocracia policial e que acaba por casar com Joyce Davenport (Veronica Hamel), promotora pública; Fay Furillo (Barbara Bossom), a ex-mulher do capitão, que está sempre a irromper pelo seu gabinete; o sargento Phil Esterhaus (Michael Conrad), uma figura que providencia alguma calma ao caos existente; Mick Belker (Bruce Weitz), o agente à paisana que discute com a mãe pelo telefone e rosna aos suspeitos; J. D. LaRue (Kiel Martin), o detetive mulherengo; Renko (Charles Haid), o polícia com botas de cowboy, entre outros.
Como referenciar: A Balada de Hill Street in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-25 04:20:53]. Disponível na Internet: