Artigos de apoio

A Cura do Infante
Há muito tempo atrás, durante a invasão moura na região de Viseu, a imagem de Nossa Senhora de Cárquere foi escondida num carvalho oco, junto com uma caixa de relíquias, os sinos da ermida e uma cruz de prata.

Muitos anos volvidos, nasceu D. Afonso Henriques com um grave problema de saúde: o pequeno infante não tinha ação nas pernas.

Um dia, o seu aio, Egas Moniz, teve um sonho em que lhe apareceu Nossa Senhora. Esta revelou-lhe onde estavam os vestígios da antiga ermida e a sua imagem, na localidade de Cárquere, e pediu-lhe para construir uma nova igreja nesse local.

Sobre o altar, deveria colocar o infante para aí passar uma noite de vigília. A construção terminou quando D. Afonso Henriques tinha cinco anos e as indicações da Virgem foram cumpridas.

No dia seguinte, o infante andou e correu como uma criança saudável. O conde D. Henrique, perante este milagre, agradeceu à Virgem mandando construir um mosteiro junto à igreja.


Como referenciar: A Cura do Infante in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-18 22:57:04]. Disponível na Internet: