A Guerra das Estrelas

Filme de ficção científica (Star Wars, no original) realizado e produzido por George Lucas em 1977. É uma das obras mais populares e lucrativas de sempre do cinema. O filme deu também o nome a uma trilogia, completada por O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back, 1980), realizado por Irving Kerschner, e O Regresso do Jedi (The Return of the Jedi, 1983), realizado por Richard Marquand. Lucas foi sempre o responsável pela produção.

No elenco, destacavam-se Mark Hamill (no papel de Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (a princesa Leia) e Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi) num dos seus últimos papéis importantes. Apesar do imenso sucesso da trilogia, apenas Harrison Ford seria depois capaz de construir uma carreira consistente.
A Guerra das Estrelas é uma história de ficção científica (com naves e batalhas espaciais, autómatos, feixes de luz, espécies estranhas convivendo com seres humanos, e efeitos especiais revolucionários) misturada com aspetos profundamente enraizados no folclore, como o conflito cósmico entre o Mal e o Bem (o império, por um lado, e os resistentes e os cavaleiros Jedi, por outro) e o tema dos poderes fantásticos subjacentes a toda a realidade (a Força).

Na saga d'A Guerra das Estrelas, o grande símbolo do Mal é Darth Vader, um cavaleiro Jedi que se passou para as forças malignas. No vigésimo aniversário da estreia, em 1997, foi anunciada a realização de uma nova trilogia, que conta as aventuras de Vader quando era um Jedi (a trilogia existente, portanto, é formada pelos 4.o, 5.o e 6.o episódios da história). Ao mesmo tempo, foram exibidas versões restauradas digitalmente e trabalhadas em computador, com inserção de novos efeitos especiais e novas cenas, dos três filmes conhecidos.

Tal como foi anunciado em 1997, após dezasseis anos de interregno, desde O Regresso de Jedi em 1983, George Lucas lançou, nos EUA, a 19 de maio de 1999, um novo filme da saga A Guerra das Estrelas, intitulado Star Wars: Episode I - The Phantom Menace (Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma), protagonizado por Liam Neeson, Ewan MacGregor e Samuel L. Jackson. Em 2002, foi lançada a segunda parte da segunda trilogia, intitulada Star Wars: Episode II - Attack of the Clones (Star Wars - Episódio 2 - O Ataque dos Clones); e, em 2005, o terceiro episódio intitulado Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith (Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith).
Como referenciar: A Guerra das Estrelas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-26 09:24:18]. Disponível na Internet: