A Ilustre Casa de Black Adder

Série televisiva humorística inglesa produzida pela BBC, The Blackadder estreou em junho de 1983 e terminou em novembro de 1989. É um dos melhores exemplos da qualidade das séries inglesas, tendo sido considerada a segunda melhor série britânica de sempre.
Teve quatro temporadas compostas por 24 episódios cada. A primeira intitulava-se The Black Adder (1983); a segunda Blackadder II (1985); a terceira Blackadder the Third (1987) e, finalmente, Blackadder Goes Forth (1989). A primeira temporada teve argumento de Richard Curtis e Rowan Atkinson e as seguintes foram escritas por Richard Curtis e Ben Elton. Teve vários realizadores: Martin Shardlow, Mandie Fletcher e Richard Boden.
Cada temporada é passada numa diferente época na vida da família Blackadder. A primeira passava-se na Idade Média e tratava da vida de Edmund Blackadder (Rowan Atkinson), Duque de Edimburgo, um homem mau, rude, manhoso, mesquinho e calculista. Chega atrasado para a batalha de Bosworth Field (1485) para lutar supostamente do lado dos Plantagenets, mas devido a grande incompetência para o serviço corta a cabeça de Richard III e salva a vida do líder da armada do inimigo, Henry Tudor. O seu pai, Richard, Duque de York (Brian Blessed), torna-se depois o Rei Richard IV e Edmund, agora príncipe, quer ser levado a sério e inventa um nome para si próprio, criando uma lenda, "The Black Adder". Conhece-se também o seu criado Baldrick (Tony Robinson) e o seu amigo Lorde Percy (Tim McInnerny). Juntos tentam elaborar esquemas para conseguir usurpar a coroa ao seu pai e irmão. As temporadas seguintes acompanhavam a vida dos descendentes das referidas personagens em diferentes épocas da história britânica: durante o período do reinado da Rainha Elizabeth, Blackadder passa de príncipe a nobre (Lorde Blackadder), bisneto do príncipe Black Adder; durante a regência do Príncipe de Gales, E. Blackadder desce na hierarquia social e torna-se o seu mordomo; e durante a Primeira Guerra Mundial é um oficial nas trincheiras da guerra.
Foram realizados ainda alguns episódios especiais: Blackadder: The Cavalier Years (1988), passado durante a guerra civil inglesa; Blackadder Christmas Carol (1988), com a personagem baseada na obra de Charles Dickens Ebenezer Blackadder, neste caso, o homem mais generoso e amado de Inglaterra; Blackadder and the King's Birthday (1998), que passou na televisão britânica por altura do 50.º aniversário do verdadeiro Príncipe de Gales; e Blackadder Back & Forth, que passou no virar do milénio no Millenium Dome, onde Blackadder constrói uma máquina do tempo que o transporta para a época dos dinossauros.
Em Portugal, a série também obteve assinalável sucesso: depois da passagem na RTP, foi reposta na televisão por cabo.
Como referenciar: A Ilustre Casa de Black Adder in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-16 04:11:43]. Disponível na Internet: