A Oeste Nada de Novo

Drama de guerra norte-americano realizado em 1930 por Lewis Milestone, All Quiet on the Western Front foi interpretado por Lew Ayres, Louis Wolheim, John Wray, Raymond Griffith e George "Slim" Summerville, entre outros.
O argumento foi escrito por Maxwell Anderson, George Abbott e Del Andrews, adaptando o livro homónimo de Erich Maria Remarque. Poderoso filme anti-guerra, centra-se num grupo de amigos alemães que se juntam ao exército durante a Primeira Guerra Mundial, sendo colocados na frente ocidental. Rapidamente, o seu patriotismo é posto em causa pela horrível realidade do combate. Ficou para a posteridade a sequência final em que um soldado tenta alcançar uma borboleta.
Venceu dois Óscares - Melhor Filme e Melhor Realizador -, tendo sido ainda nomeado para mais dois: Melhor Argumento e Fotografia. Teve um remake televisivo em 1979, realizado por Delbert Mann.
Como referenciar: A Oeste Nada de Novo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 15:55:23]. Disponível na Internet: